OPINIÃO

Mário Angelo Silva é doutor em Psicologia Social (PUCSP), professor e pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS/UnB), coordenador do Polo de Prevenção DST e Aids/UnB e consultor do Ministério da Saúde.

Mário Angelo Silva

A principal forma de transmissão do HIV continua sendo as relações sexuais desprotegidas, sem o uso de preservativos.

Estudos comportamentais revelam que a maioria da população sexualmente ativa sabe dos riscos, mas não usa preservativos regularmente em todas suas relações sexuais. Os motivos são vários: esquecimento, incômodos, despreocupação com os riscos, banalização do sexo e das ISTs, demonstração de confiança e afeto em relacionamentos/namoros estáveis.

O aumento do número de pessoas infectadas pelo HIV observado nesses últimos anos está intimamente associado a esses motivos, e revela a complexidade dos fatores de vulnerabilidades a que estão expostas essas pessoas.

Outro motivo pode ser atribuído à falta de informações sobre os riscos, devido à escassez de campanhas e ações educativas visando a prevenção não só do HIV/aids, mas também da gravidez indesejada, principalmente entre adolescentes e adultos jovens.

No bojo da onda conservadora que atinge o Brasil nesse momento político, falar em sexo, sexualidades e questões de gênero nas escolas e nas famílias  tornou-se contravenção e pecado.

A estratégia denominada “Prevenção Combinada” adotada pelo Ministério da Saúde associa a ampliação da oferta de testes com diagnóstico rápido e a disponibilização de terapias antirretrovirais profiláticas baseadas em evidências de riscos, chamada Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PreP). A primeira destina-se a pessoas que estiveram expostas à infecção pelo HIV logo após uma situação de risco (em até 72 horas) e a segunda para pessoas que convivem com o risco contínuo, por exemplo, parceiros fixos soronegativos de pessoas soropositivas.

A ampliação da disponibilização dos testes com resultados rápidos tem sido considerada uma importante estratégia de prevenção, já que facilita o acesso ao diagnóstico,  facilitando, portanto, o conhecimento do estado sorológico de pessoas que provavelmente estiveram expostas a riscos em algum momento de sua vida, sexual e/ou profissional. Nesse sentido, as pessoas com diagnóstico positivo terão a oportunidade de serem aconselhadas, orientadas e encaminhadas para unidades de saúde para seguimento clínico, podendo iniciar de imediato o tratamento antirretroviral, conforme protocolo do Ministério da Saúde, prevenindo assim a ocorrência das doenças oportunistas que configuram o quadro da aids.

O aconselhamento antes e depois da realização do teste rápido pode ser um momento privilegiado de escuta e fala, fundamental para a obtenção de informações fundamentais para a tomada de consciência de riscos, e de atitudes para a mudança de comportamentos visando a prevenção do HIV/aids.

Na Universidade de Brasília, o projeto de extensão Polo de Prevenção de DST e aids tem contribuído para a implementação da estratégia “Prevenção Combinada”: disponibiliza mensalmente cerca de 15 mil preservativos masculinos e femininos; 200 testagens rápida de HIV, sífilis e hepatites virais, além de material educativo e atendimentos de aconselhamento em todos os dias da semana.

______________________________________________________________

ATENÇÃO

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor