FUTURO

Em encontro na Faculdade de Educação, especialistas debateram impacto da inserção do Novo Ensino Médio nas escolas. Reformulação está em processo de consulta pública

Seminário da Anped na Faculdade de Educação (FE) abordou mudanças no ensino médio. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília sediou, em 6 de junho, o seminário Ensino médio: o que as pesquisas têm a dizer?. Realizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), este foi o quinto e último encontro de um ciclo dedicado a mensurar o impacto da reformulação nas escolas.

O evento contou com a participação de Klever Corrente Silva, da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Luciano Rodrigues Duarte, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Miriam Fábia Alves, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Goiás (UFG), e Wivian Weller, professora da Faculdade de Educação da UnB, com a mediação da vice-presidente da Anped na região Centro-Oeste, Fabiany de Cássia.

Durante a discussão, transmitida ao vivo nos canais da Anped e do MEC no YouTube, Luciano Duarte destacou a padronização da juventude pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC), que, em sua visão, apaga o jovem contemporâneo, composto de diversidade e historicidade. Duarte ressaltou como, para o estudante, o ensino médio ultrapassa a busca por formação, sendo uma etapa responsável por criar marcos identificatórios e de socialização.

Miriam Fábia frisou como a reforma não resolve os problemas históricos do ensino médio, exemplificados pela má infraestrutura das escolas.

Wivian Weller representou a UnB à mesa de discussões. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Wivian Weller explicou o impacto das pesquisas sobre o ensino médio para o futuro da Universidade e a importância de conhecer quem serão os seus próximos alunos. “Precisamos olhar para esses jovens, para as demandas que eles estão trazendo para universidade e pensar também em uma mudança curricular nos nossos cursos, para que possam atender melhor esses jovens.”

Fabiany de Cássia observou como o debate a respeito do ensino médio é relevante para pensar no futuro da juventude brasileira. “Estamos pensando num ensino médio que não é só uma preparação para o trabalho, mas é a preparação de um indivíduo político com capacidade emancipatória", destacou, sugerindo alterações que, a seu ver, deveriam constar na reforma do ensino médio. O formato do novo ensino médio está em processo de consulta pública desde o mês de março.

SOBRE – A Anped foi fundada em 1978 e é uma entidade sem fins lucrativos composta por alunos, professores e pesquisadores que atuam com estudos na área da educação. O seminário sediado na UnB encerrou uma série de discussões que percorreram o Brasil, em instituições nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

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