INGRESSO

É possível candidatar-se à avaliação até 10 de agosto. A partir de agora, documento é exigido apenas para os cursos de Artes Visuais e Música

Provas para cursos de bacharelado e licenciatura em Música serão realizadas em duas etapas: uma de melodia cantada e outra de performance musical. Foto: Isa Lima/Secom UnB

A Universidade de Brasília acaba de lançar o edital da segunda prova de Certificação de Habilidade Específica (HE) de 2023. As inscrições vão até 10 de agosto, pelo site do Instituto de Artes (IdA). Agora, a HE conta uma novidade: somente os cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais e em Música exigirão a certificação, válida para seleções da Universidade com registro acadêmico nos próximos quatro semestres letivos.

>> Acesse o edital

O processo consiste em uma avaliação teórica e/ou prática de aprovação obrigatória, juntamente à realização de um dos processos seletivos da UnB – Vestibular, Programa de Avaliação Seriada (PAS), Acesso Enem UnB ou Vestibular para vagas remanescentes –, para ingresso nesses cursos.

Nesta edição, o exame deixou de ser exigido para o curso de Artes Cênicas. Segundo a diretora do Instituto de Artes (IdA) da UnB, Fátima Aparecida dos Santos, a decisão foi tomada em caráter experimental, com o intuito de ampliar o alcance do curso.

“É um período em que a gente vai experimentar como é que o aluno que não fez a prova de habilidade específica pode ser sensibilizado [para as artes cênicas] nos primeiros semestres do curso e render dentro do mesmo perfil de egresso que temos com a HE”, explica a docente.

Fátima frisa que o objetivo do exame de certificação era observar a abertura dos candidatos à experimentação das artes cênicas antes de ingressarem no curso e o possível trabalho a ser desempenhado por eles na graduação.

“Era uma dinâmica na qual todos os candidatos que pretendiam fazer o curso eram motivados a apresentar o corpo e a se apresentar de alguma forma e em que víamos a disponibilidade desse aluno para compreender esses processos de movimentação física, de apresentação do corpo, de voz, de interpretação de texto”, detalha.

Candidatos deverão comprovar habilidades nas respectivas áreas de interesse por meio de processo on-line. Para Artes Visuais, demanda é por envio de portfólio de produção e carta de intenções. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Nas Artes Visuais, por sua vez, o corpo docente avaliou que a certificação ainda é necessária para ingresso no curso.

As graduações em Design e em Arquitetura e Urbanismo não requerem o documento desde 2020. Outra mudança recente, implementada no início de 2023, é a coordenação da prova pelo Instituto de Artes – antes, a HE era realizada pelo Cebraspe.

Com a nova gestão, o formato do exame também foi readequado, deixando de ser presencial. “A prova passou a ser no formato on-line, assíncrono", detalha a diretora do IdA.

A docente completa: "O candidato tem as instruções e os comandos para encaminhar a sua produção para ser analisada pela banca. Essa mudança abre a possibilidade de candidatos de outros estados e outras localidades poderem participar da certificação sem necessariamente se deslocarem até a UnB”.

HOMOLOGAÇÃO – A taxa para participação da Certificação de Habilidade Específica (HE) é de R$ 100 e o pagamento deve ser realizado até 10 de agosto. No ato da inscrição, o candidato deve sinalizar o curso para o qual pretende obter a certificação. É possível se inscrever para mais de um exame relativo a cursos diferentes.

A inscrição será confirmada mediante upload dos arquivos referentes à prova de habilidade específica. Os candidatos ao curso de Artes Visuais (bacharelado/licenciatura) serão avaliados por meio de portfólio digitalizado e carta de intenções.

Já para os cursos de Música (bacharelado) e Música (licenciatura), o processo ocorrerá em duas etapas, com aplicação de provas de melodia cantada e de performance musical – ambas deverão ser registradas por vídeo e enviadas na inscrição.

O resultado final nas provas de habilidades específicas será divulgado no dia 1º de setembro. Outras informações sobre a seleção podem ser conferidas no edital e no site do IdA.

Curta no Instagram a história da Angélica, estudante de Música que tirou a HE para ingressar na UnB

2ª Certificação de Habilidade Específica de 2023
Inscrições: de 20 de julho a 10 de agosto