A Universidade de Brasília acaba de lançar o edital da segunda prova de Certificação de Habilidade Específica (HE) de 2023. As inscrições vão até 10 de agosto, pelo site do Instituto de Artes (IdA). Agora, a HE conta uma novidade: somente os cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais e em Música exigirão a certificação, válida para seleções da Universidade com registro acadêmico nos próximos quatro semestres letivos.
>> Acesse o edital
O processo consiste em uma avaliação teórica e/ou prática de aprovação obrigatória, juntamente à realização de um dos processos seletivos da UnB – Vestibular, Programa de Avaliação Seriada (PAS), Acesso Enem UnB ou Vestibular para vagas remanescentes –, para ingresso nesses cursos.
Nesta edição, o exame deixou de ser exigido para o curso de Artes Cênicas. Segundo a diretora do Instituto de Artes (IdA) da UnB, Fátima Aparecida dos Santos, a decisão foi tomada em caráter experimental, com o intuito de ampliar o alcance do curso.
“É um período em que a gente vai experimentar como é que o aluno que não fez a prova de habilidade específica pode ser sensibilizado [para as artes cênicas] nos primeiros semestres do curso e render dentro do mesmo perfil de egresso que temos com a HE”, explica a docente.
Fátima frisa que o objetivo do exame de certificação era observar a abertura dos candidatos à experimentação das artes cênicas antes de ingressarem no curso e o possível trabalho a ser desempenhado por eles na graduação.
“Era uma dinâmica na qual todos os candidatos que pretendiam fazer o curso eram motivados a apresentar o corpo e a se apresentar de alguma forma e em que víamos a disponibilidade desse aluno para compreender esses processos de movimentação física, de apresentação do corpo, de voz, de interpretação de texto”, detalha.
Nas Artes Visuais, por sua vez, o corpo docente avaliou que a certificação ainda é necessária para ingresso no curso.
As graduações em Design e em Arquitetura e Urbanismo não requerem o documento desde 2020. Outra mudança recente, implementada no início de 2023, é a coordenação da prova pelo Instituto de Artes – antes, a HE era realizada pelo Cebraspe.
Com a nova gestão, o formato do exame também foi readequado, deixando de ser presencial. “A prova passou a ser no formato on-line, assíncrono", detalha a diretora do IdA.
A docente completa: "O candidato tem as instruções e os comandos para encaminhar a sua produção para ser analisada pela banca. Essa mudança abre a possibilidade de candidatos de outros estados e outras localidades poderem participar da certificação sem necessariamente se deslocarem até a UnB”.
HOMOLOGAÇÃO – A taxa para participação da Certificação de Habilidade Específica (HE) é de R$ 100 e o pagamento deve ser realizado até 10 de agosto. No ato da inscrição, o candidato deve sinalizar o curso para o qual pretende obter a certificação. É possível se inscrever para mais de um exame relativo a cursos diferentes.
A inscrição será confirmada mediante upload dos arquivos referentes à prova de habilidade específica. Os candidatos ao curso de Artes Visuais (bacharelado/licenciatura) serão avaliados por meio de portfólio digitalizado e carta de intenções.
Já para os cursos de Música (bacharelado) e Música (licenciatura), o processo ocorrerá em duas etapas, com aplicação de provas de melodia cantada e de performance musical – ambas deverão ser registradas por vídeo e enviadas na inscrição.
O resultado final nas provas de habilidades específicas será divulgado no dia 1º de setembro. Outras informações sobre a seleção podem ser conferidas no edital e no site do IdA.
Curta no Instagram a história da Angélica, estudante de Música que tirou a HE para ingressar na UnB
SERVIÇO
2ª Certificação de Habilidade Específica de 2023
Inscrições: de 20 de julho a 10 de agosto
Taxa: R$ 100