A reitora Márcia Abrahão foi uma das convidadas para compor a mesa de honra de cerimônia em homenagem a Ana Dubeux, diretora de redação do jornal Correio Braziliense. A proposta de outorga do título de Cidadã Honorária tem autoria da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania). A solenidade foi realizada na noite de quarta-feira (19), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), e contou com a presença de jornalistas e autoridades públicas do DF.
“Nós temos na Ana Dubeux uma referência para a nossa cidade. Uma pessoa apaixonada por Brasília. É um exemplo para todas nós mulheres e uma jornalista que faz do Correio Braziliense uma escola para os nossos estudantes da Universidade de Brasília. Para nós, é um exemplo de jornalismo: jornalismo sério e que abre o espaço do Correio para diversos olhares”, afirmou a reitora durante a cerimônia. Márcia Abrahão fez referência aos ex-alunos e professores da UnB presentes na cerimônia que atuam no Correio ou que já passaram pela redação do jornal.
Durante a sessão, foi lida uma carta endereçada pelo ex-presidente da República José Sarney a Ana Dubeux, saudando-a como uma das maiores jornalistas do Brasil e “dona de um estilo notável, claro, brilhante e objetivo”. A homenagem que, segundo a deputada Paula Belmonte, reconhece o esforço da jornalista em “oferecer informações importantes e de qualidade” a toda população do Distrito Federal foi composta por mensagens em vídeo de amigos, ex-colegas de trabalho, familiares e uma antiga professora da jornalista.
“Quando cai o final da tarde em Brasília, a redação do Correio Braziliense entra em transe, fervilha até a meia-noite para o fechamento da edição do dia seguinte. Ao cair da noite, Ana Dubeux é a estrela-dalva da imprensa de Brasília”, definiu o jornalista Silvestre Gorgulho, que conduziu a cerimônia.
Jornalista há 41 anos, Dubeux iniciou a carreira em Pernambuco. Em Brasília, participou de importantes momentos políticos, como a cobertura da criação da Lei Orgânica do DF, em 1993. “Brasília me deu tudo: grandes amigos, uma família e me deu dignidade. A minha cidade é um espetáculo, mas hoje eu vou dividir o meu coração com a cidade que me adotou”, disse emocionada, ao lado da neta Liz.