DEMOCRACIA

Rozana Naves e Márcio Muniz foram escolhidos nas urnas para liderar a UnB no próximo quadriênio

Comunidade acadêmica foi às urnas em dois turnos para indicar a nova gestão da UnB para o quadriênio 2024-2028. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

A Comissão Organizadora da Consulta (COC), responsável por coordenar o processo de consulta à comunidade universitária para escolha da reitora e vice-reitor da Universidade de Brasília para a gestão 2024/2028, finalizou o processo de apuração das urnas relativas à votação em segundo turno, ocorrida nos dias 3 e 4 de setembro. O resultado final foi proclamado às 17h15 desta quinta-feira (5).

Com 5.287 votos, 64,98% do total, a Chapa 93 – Imagine UnB: Participar e Transformar, venceu na preferência de estudantes, professores e técnicos da comunidade. A reitora e o vice-reitor indicados pela consulta são a professora do Instituto de Letras Rozana Naves e o professor da Faculdade de Tecnologia Márcio Muniz, respectivamente.

Agora, o resultado deve orientar a formação de lista tríplice no Conselho Universitário (Consuni). A lista será enviada ao Ministério da Educação, responsável por indicar os próximos gestores máximos da Universidade de Brasília para um mandato de quatro anos.

A Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC) da UnB, que organiza o processo de elaboração da lista tríplice, divulgou orientações para inscrição dos candidatos à reitoria. A inscrição ocorre de forma presencial, em 10 de setembro, no prédio da Reitoria.

A CONSULTA – O processo de escolha dos novos representantes da UnB por meio de consulta à comunidade acadêmica teve início oficialmente em 19 de julho, quando foram homologadas as três chapas concorrentes: Pensar e Fazer a UnB (90)A UnB que Queremos (99) e Imagine UnB: Participar e Transformar (93).

Após um mês de campanha, com debates realizados em cada um dos quatro campi da UnB e transmitidos pelo canal da UnBTV no YouTube, a votação em primeiro turno aconteceu em 20 e 21 de agosto. Mais de nove mil pessoas compareceram às seções de votação espalhadas pelos campi e registraram sua opção.

As chapas 90 e 93, com 31,18% e 42,08% dos votos válidos, respectivamente, passaram ao segundo turno. Mais um debate foi realizado, em 28 de agosto, e a ida às urnas aconteceu nos dias 3 e 4 de setembro.

A Comissão Organizadora da Consulta (COC) foi responsável por coordenar todo o processo. A entidade é formada por representantes dos três segmentos da Universidade: professores, pela Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), técnicos administrativos, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), e estudantes, pelo Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE).

REITORA E VICE – Rozana Reigota Naves é professora do Instituto de Letras (IL) da UnB desde 2006. Ela foi diretora do IL e decana de Administração da UnB. Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Sua chapa teve como mote a defesa de uma universidade como espaço de acolhimento, diálogo e participação, com valorização das pessoas.

"Meu compromisso é com um ambiente saudável, que promova ensino, pesquisa e extensão e inovação de excelência, mas sempre com um olhar humano e acolhedor", apresenta-se, no site da chapa.

Márcio Muniz de Farias é professor da Faculdade de Tecnologia (FT) desde 1986. Foi diretor, vice-diretor e coordenador de pós-graduação e de extensão na FT. Atualmente, dirige o Laboratório de Infraestrutura da Faculdade.

"Junto-me à professora Rozana como candidato a vice-reitor, pois acredito firmemente que podemos construir uma UnB que ofereça excelência acadêmica por meio de uma gestão transparente, participativa e respeitosa a todas as áreas do conhecimento", expressa em seu perfil no site da chapa 93.

 

Rozana Naves e Márcio Muniz, da chapa 93, foram escolhidos pela comunidade acadêmica como reitora e vice-reitor para o período 2024-2028. Imagem: Reprodução site

 

 

Matéria atualizada em 9 de setembro, às 14h40, para acréscimo de informação sobre inscrição de candidatos na SOC.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave