O professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) Carlos Benedito Campos Martins recebeu, nesta terça (29), o títuto de Professor Emérito. A solenidade ocorreu no Auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. A outorga foi aprovada em março pelo Conselho Universitário (Consuni).
“O Departamento de Sociologia, carinhosamente chamado de Sol, é o resultado de uma longa construção institucional que contou com a participação de várias gerações”, disse o homenageado, que agradeceu familiares, colegas e amigos presentes. “Faz 52 anos que exerço trabalho na Universidade, esse tempo me trouxe tantas alegrias que, sinceramente, não senti sua passagem.”
“Fico muito emocionado e honrado de estar aqui neste momento, nessa homenagem bonita que o Departamento de Sociologia e a Universidade de Brasília fazem ao professor Carlos”, disse o diretor do ICS, Wilson Trajano. “Estamos aqui para prestar uma homenagem ao Carlos e àquilo que ele representa por excelência, que é a própria Universidade.”
“Falar do professor Carlos Benedito não é algo simples”, disse a reitora Márcia Abrahão. “É importante que as pessoas saibam que essa é uma honraria que eleva o nome da Universidade para fora”, ressaltou. "Que o professor Carlos continue atuando, orientando, pesquisando e levando a ciência adiante de modo que a gente continue defendendo a universidade e a democracia em nosso país.”
TRAJETÓRIA - Formado em Ciências Sociais pela PUC São Paulo, o professor Carlos Benedito de Campos Martins concluiu seus estudos de mestrado também na PUC e o doutorado na Universidade de Paris V René Descartes, França. Em 2006, realizou o estágio pós-doutoral na Universidade de Columbia (Estados Unidos) e, em 2011, na Universidade de Oxford (Reino Unido). Foi professor visitante nessas duas instituições e nas universidades de Lisboa (Portugal), Berlim (Alemanha), Hong Kong (China), Cingapura, na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (França) e na University College London (Reino Unido).
Ingressou como docente no Departamento de Sociologia da UnB em 1987, vindo a se aposentar em 2023. Na UnB, exerceu diversos cargos e funções de direção, tendo sido membro fundador e diretor científico do Núcleo de Pesquisa sobre o Ensino Superior Brasileiro. Atualmente, segue com as atividades de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
É figura de destaque nos estudos sobre o Ensino Superior e a Teoria Sociológica Contemporânea no Brasil. Participou da gestão das mais prestigiosas associações acadêmicas e científicas da área, como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) e a Sociedade Brasileira de Sociologia. Seu livro O que é Sociologia já ultrapassou os 600 mil exemplares vendidos.
“Não é possível resumir mais de 50 anos de vida acadêmica em menos de 10 minutos de fala”, disse o professor do ICS Arthur Trindade. “Carlos Benedito Martins faz parte de uma geração de intelectuais que estruturou o campo do ensino superior no Brasil, especialmente nas Ciências Sociais”, destacou.
“Sua tese tratou da estruturação do ensino superior privado no Brasil, era década de 1970”, disse Arthur. “Carlos percebeu que não se tratava apenas do aumento do número de vagas na universidade: o fenômeno da estruturação do ensino privado carregava aspectos políticos e ideológicos que iriam marcar profundamente o ensino superior brasileiro.”
Confira a outorga de título de Professor Emérito a Carlos Benedito Martins, transmitida pela UnBTV: