Começou, nesta terça-feira (31), a X Semana de Sociologia da UnB. Com o tema O intelectual como figura pública, a palestra de abertura aconteceu no auditório do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e contou com a presença de estudantes e docentes.
Os professores Luiz Felipe Miguel e Fabrício Neves, da Ciência Política e da Sociologia, respectivamente, falaram sobre o papel do intelectual na atual conjuntura política do país.
“A democracia está em jogo e a posição do intelectual é de resistência, no sentido de cultivar o pensamento crítico”, disse Luiz Felipe, em referência ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, fato que chamou de “golpe midiático e parlamentar, de forças retrógradas”. “O intelectual deve intervir no mundo em que vive”, defende.
Ele ressaltou a importância da pluralidade de ideias e do diálogo para a democracia. “Há uma intimidação crescente por parte de grupos organizados que coloca em xeque a possibilidade de debate”, critica. “A gente vê isso nas universidades e nos espaços virtuais”, cita.
“O tema é instigante e o momento pede diálogo”, disse a professora Christiane Girard que aproveitou para homenagear o sociólogo Brasilmar Ferreira Nunes, falecido recentemente. “Espero que seu legado seja sempre lembrado." Referência em Sociologia Urbana no país, Brasilmar lecionou durante 30 anos na UnB.
O evento foi organizado pelos professores do Departamento de Sociologia Sayonara Leal e Edson Farias.
Confira aqui a programação completa.