INFRAESTRUTURA

Reforma no Hospital Universitário atendeu às normativas de boas práticas da vigilância sanitária, ampliou espaço físico e melhorou os fluxos de trabalho

Inauguração dos espaços com representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, com a superintendente do HUB, Elza Noronha, e a reitora da UnB, Márcia Abrahão (centro). Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

No Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB) cerca de 500 materiais passam por esterilização por dia. Desde itens para curativos e cateterismo até caixas completas para cirurgias complexas. Um local quase três vezes maior para o preparo desses materiais e de equipamentos foi totalmente reformado. Passou de 185m² para 527 m². A inauguração ocorreu na terça-feira (5).

Além de atender às normas da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), ampliou a capacidade da Central de Materiais Esterilizados e de distribuição de enxovais e passa a garantir excelentes condições de segurança e conforto para colaboradores e pacientes. A área de enxovais está equipada com tecnologia sofisticada. São utilizados cerca de 41 mil quilos de roupas por mês no HUB e todas as peças possuem chip para facilitar a identificação e controle do enxoval. A área passou de 120m² para 246m².

“Essa entrega representa não só a qualificação dos espaços físicos, mas também a qualificação dos processos e o início de novas relações de trabalho”, afirmou, emocionada, a superintendente do HUB, Elza Noronha. Ela contou que, quando assumiu a gestão, em 2017, esse era o espaço mais desafiador, em função das relações de trabalho e da estrutura física.

A reitora Márcia Abrahão explicou que o HUB é vinculado à Universidade de Brasília, com gestão compartilhada com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e também faz parte do Sistema Único de Saúde no Distrito Federal. “Obviamente, sem abrir mão da autonomia universitária. Isso exige da nossa gestão uma relação de harmonia, de solidariedade, de fraternidade e de muita competência. Eu tenho certeza que é isso que nós temos entregado para toda a sociedade do Distrito Federal”, disse a reitora.

“Hoje é um dia para celebrar. Ganhamos mais condições para cumprir nosso dever sanitário junto ao Sistema Único de Saúde e ao nosso parceiro estratégico, que é o governo do Distrito Federal, e atender a uma função precípua, que é formar pessoas nas melhores condições de atualização tecnológica e ambiente de trabalho”, disse o presidente em exercício da Ebserh, Daniel Beltrammi. Atualmente, a Ebserh administra 41 hospitais universitários federais, com mais de 8.500 residentes em profissões de saúde, residência médica e profissional.

O novos equipamentos utilizam tecnologia de ponta para fazer a esterilização de materiais do HUB. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

“Essa área é o coração do hospital, dependemos dela para ter um processo seguro e qualificado para o paciente. Parabenizo o HUB pela estrutura física qualificada, mas também por se comprometer com os processos e relações de trabalho”, disse a diretora de Enfermagem da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Gabriela Noleto.

INVESTIMENTO – O valor total da reforma e ampliação é de R$ 3,8 milhões oriundos de emenda parlamentar do então deputado Rôney Nemer e por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). Para a compra de equipamentos (termodesinfectora e autoclave), o recurso também veio de emenda parlamentar, da deputada Erika Kokay (PT/DF).

HISTÓRICO – A reforma e ampliação dos espaços teve início com a contratação da empresa Cosama Engenharia, em 2018. Em 2021, o serviço foi suspenso por descumprimento de contrato por parte da empresa após executar 59% da obra. Uma nova empresa, a Engemil, foi contratada e retomou a reforma em maio de 2022.