A Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB realizou, nesta quarta-feira (13), a 14ª edição do tradicional Prêmio Parceiro da Imprensa. A solenidade no Salão de Atos da Reitoria reuniu pesquisadores da Universidade que mais atenderam veículos de comunicação em 2024, contribuindo para a divulgação científica e para promover a informação de qualidade em suas respectivas áreas de atuação.
O prêmio leva em consideração os contatos com a mídia mediados pelo Núcleo de Assessoria de Imprensa (NAI) da Secom. Ao todo, foram vinte os homenageados nesta edição do evento, em quatro categorias: Exatas e Engenharias; Humanidade; Saúde; Vida e Meio Ambiente. A listagem completa está disponível ao fim da publicação.
Na abertura do evento, a secretária de Comunicação, Mônica Nogueira, reforçou o caráter festivo da iniciativa. “Este é um espaço de confraternização, uma cerimônia para agradecer, reconhecer o auxílio de vocês na disseminação da informação útil, que efetivamente alcança a sociedade.”
A gestora agradeceu os membros da equipe do NAI, “que organiza essa relação entre os pesquisadores e a imprensa” e ressaltou o papel da reitora no suporte à realização do trabalho à frente da Secretaria de Comunicação.
“Ao longo deste anos, ela não só nos guiou na Universidade, mas teve um extraordinário senso da importância da comunicação na contemporaneidade. Não teríamos condições de realizar nosso trabalho sem uma guiagem segura como a da professora Márcia Abrahão”, manifestou.
SOBRE – O Prêmio Parceiro da Imprensa existe desde 2009, para homenagear pesquisadoras e pesquisadores que contribuem para que a produção acadêmica seja acessível à sociedade brasileira.
A Secretaria de Comunicação da UnB atende, anualmente, cerca de 3 mil solicitações da imprensa local, nacional e internacional para produção de conteúdo em diferentes mídias e formatos.
As quatro categorias que reúnem os cientistas de destaque no ano mesclam as oito grandes áreas de conhecimento definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Conheça os premiados:
Exatas e Engenharias
Ana Maria Nogales Vasconcelos (IE)
Frank Ned Santa Cruz de Oliveira (CIC)
Henrique Marinho Leite Chaves (FT)
Lucas Vieira Barros (IG)
Rafael Amaral Shayani (FT)
Humanidades
Antônio Jorge Ramalho (IRel)
Carlos Eduardo Vidigal (ICH)
Catarina de Almeida Santos (FE)
Roberto Bocaccio Piscitelli (Face)
Roberto Goulart Menezes (IRel)
Saúde
Andrea Donatti Gallassi (FCTS)
Leides Barroso de Azevedo Moura (FS)
Leonardo de Almeida Sodré (FM)
Rodrigo Gurgel Gonçalves (FM)
Wildo Navegantes de Araújo (FCTS)
Vida e Meio Ambiente
Cícero Célio de Figueiredo (FAV)
Eduardo Bessa Pereira da Silva (FUP)
Mercedes Maria da Cunha Bustamante (IB)
Pedro Henrique Zuchi da Conceição (Face)
Rafael Rodrigues da Franca (IG)