O docente Luiz Carlos Spiller, do Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET), convida a comunidade universitária a conhecer e a participar do projeto de extensão Redes territoriais e turismo na Chapada dos Veadeiros – a cosmovisão dos quilombos. A iniciativa é parte da rede de extensão de polos da UnB e concentra ações na comunidade Kalunga residente na região turística da Chapada dos Veadeiros (GO), composta pelos municípios Monte Alegre de Goiás, Cavalcante e Teresina de Goiás.
O objetivo é desenvolver com os quilombolas, e a partir de demandas deles – como ressalta o professor Spiller –, proposta de plano de Turismo Comunitário Quilombola para o território do Sítio Histórico Patrimônio Cultural Kalunga, no nordeste goiano.
Na gênese do projeto de extensão, está uma pesquisa realizada junto ao Ministério de Turismo, que resultou na Política Nacional de Qualificação do Turismo, a PNQT. É o que conta Spiller: "Com base nesse novo documento, a UnB realizou um minicurso na Semana Universitária (Semuni) focado nas conferências municipais e regionais de turismo e na necessidade de concertação entre os diferentes agentes que atuam na Chapada, em prol da região turística".
A partir daí, participantes do minicurso membros da comunidade Kalunga propuseram a criação de um ecoturismo aquilombado: "uma forma de praticar o turismo diferente daquela praticada atualmente, a forma empregada pelo capital", comenta o professor do CET.
A proposta é desenvolver um formato pautado pela autodeterminação e o autodesenvolvimento das comunidades quilombolas, aplicando uma prática que congrega as pessoas e trabalha a dimensão do acolhimento e da hospitalidade, elementos valorizados pelos Kalunga. "São formas muito caras para a comunidade, dado que grande parte do interesse turístico na região se dá pelos elementos da natureza, que estão em território Kalunga e que são preservados pelos quilombolas", destaca o docente.
RADAR DA EXTENSÃO – O convite está em matéria do programa da UnBTV Radar da Extensão. A série quinzenal, feita em parceria com o Decanato de Extensão (DEX), divulga as ações que acontecem fora de sala de aula, promovendo a integração do corpo acadêmico com a sociedade.
Confira matéria completa da UnBTV:
*Com informações da UnBTV.