QUADRIÊNIO 2025/2028

Cerimônia de posse dos professores Ricardo Ruviaro e Lucas Moreira aconteceu com a presença de familiares e amigos

O vice-reitor Márcio Muniz conduziu a cerimônia de recondução do diretor Ricardo Ruviaro e do vice-diretor Lucas Moreira. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

O Auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, sediou a cerimônia de posse da direção do Instituto de Ciências Exatas (IE) para o quadriênio 2025-2028, realizada na tarde de 25 de junho. A ocasião marcou a oficialização da reeleição do diretor Ricardo Ruviaro e do vice-diretor Lucas Moreira, que já havia sido confirmada em abril. Durante a primeira gestão, os docentes lideraram a instituição de 2021 a 2025.

 

Durante o evento, além de apresentarem o panorama da primeira gestão, falaram das expectativas para os próximos anos de trabalho. “Somos incansáveis em buscar excelência. Cuidar do próximo é nosso papel como gestor”, disse diretor reempossado, Ricardo Ruviaro.

 

Ele externou alegria por ter a confiança dos colegas em mais uma gestão e afirmou que “ver as pessoas felizes em seus departamentos, dá a certeza que a missão está sendo cumprida”. Ricardo ainda se comprometeu a continuar lutando com a mesma garra e determinação, enfrentando os desafios sem desistir.

 

“É com profunda responsabilidade que recebemos essa recondução. Temos compromisso sobre os avanços do IE e vamos trabalhar com o mesmo empenho”, afirmou Lucas Moreira. O vice-diretor relembrou as ações realizadas nos primeiros quatro anos, como a criação das comissões contra evasão, sobre novas formas de ingresso e inteligência artificial (IA).

 

Além da curricularização da extensão, a instalação da plataforma de acessibilidade no Instituto Central de Ciências (ICC) e a conclusão da reforma da direção do instituto. Neste mandato afirmou que dará continuidade ao debate do bacharelado em inteligência artificial e a reforma do Laboratório do IE (Labie).

Durante o evento, os gestores reempossados reafirmaram o compromisso de lutar por melhorias para a UnB. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Em discurso, o vice-reitor Márcio Muniz destacou a importância do IE, como um dos maiores e mais antigos institutos da Universidade, com uma grande responsabilidade e que serve de base para todas as outras áreas do conhecimento. “Aprecio pessoas que doam tempo a causa pública com amor”, comentou.

 

PERFIS – O diretor reempossado, Ricardo Ruviaro, é docente do Departamento de Matemática. É graduado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem mestrado e doutorado pela UnB, focando em geometria e análise. Tem vasta vivência na administração departamental, tendo ocupado a posição de chefe do Departamento de Matemática e sido membro do Conselho do IE.

 

Já Lucas Moreira está ligado ao Departamento de Estatística. Ele concluiu a graduação e finalizou o mestrado em Matemática na Universidade Federal de Goiás (UFG), e recebeu o título de doutor em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Participou de diversas atividades administrativas na UnB, além de colaborar com comissões e grupos de pesquisa.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.