O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPCA/CIC/IE) criou o doutorado profissional, com foco em aprendizado prático. O evento de lançamento ocorreu no auditório do prédio de Ciências da Computação e Estatística, no campus Darcy Ribeiro, em agosto. Além do doutorado, o programa também oferece mestrado profissional.
“Estamos muito felizes com a criação do doutorado, o foco do Departamento de Ciência da Computação é pesquisa. Acreditamos que a pesquisa puxa o ensino e puxa a extensão. Uma universidade sem pesquisa é morta”, afirmou a chefe de Departamento de Ciências da Computação (CIC/UnB), Alba Magalhães.
Para o diretor do Instituto de Ciências Exatas (IE), Ricardo Ruviaro, o objetivo é a formação de qualidade e “entregar pessoas capacitadas com excelência para transformar esse país”.
Segundo o coordenador da área de Computação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Avelino Zorzo, “conseguimos ver com clareza a diferença na qualidade do aluno que vem de uma universidade com pós-graduação. O aluno de graduação onde tem mestrado e doutorado é um aluno que está sendo preparado não para quando termina a faculdade, mas para muitos anos depois”.
De acordo com o vice-coordenador do PPCA, Marcelo Ladeira, “o foco é resolver problemas para melhorar as instituições”. O programa tem três áreas de pesquisa: Ciência de Dados – interpretação e análise de dados, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), Receita Federal do Brasil e Tribunal de Contas da União (TCU); Engenharia de Software – com foco em práticas modernas; e Gestão de Risco e capacitação em métodos atuais. Além disso, a temática de Cibersegurança, proteção de dados e sistemas, será abordada em todas as linhas de pesquisa.
“O programa está aberto a todos os mestres que desejam se candidatar”, afirmou Magalhães. O doutorado profissional traz a proposta da formação de turmas para criação de redes de contato (networking) e o pré-projeto a ser apresentado na seleção dos mestres deve tratar de problemas relevantes para as instituições de cada um.
“Esses programas têm uma atratividade muito grande, não costuma sobrar vaga. Temos também aqui na Universidade outros programas profissionais nas áreas de saúde, economia e educação”, destacou o decano de Pós-Graduação, Roberto Goulart, que representou a reitora da UnB, Rozana Naves, no evento.
>> Saiba mais sobre o doutorado em Administração Pública
*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB
