O Decanato de Pós-Graduação (DPG) lançou em 2025 o I Planeja Pós UnB a fim de fortalecer os 90 Programas de Pós-Graduação (PPGs) da instituição. No evento de abertura, em 10 de setembro, o decano do DPG, Roberto Goulart Menezes, destacou como prioridades do encontro a comunicação de diretrizes junto às pós-graduações, a melhoria do processo avaliativo e o planejamento de um calendário de visitas da administração superior da Universidade aos PPGs. O papel das agências de fomento, o orçamento da pós-graduações e ações afirmativas foram outros temas debatidos nos dois dias de reunião.
Menezes destacou a qualidade dos estudantes da UnB e exaltou a conquista recente de premiações a trabalhos de pesquisa junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A reitora Rozana Naves enfatizou práticas inovadoras da UnB em termos de pós-graduação.
A questão orçamentária foi um tema debatido pela representante da Associação de Pós-Graduandos da UnB, Cícera de Araújo. Ela refletiu a partir da paralisação feita pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) em agosto.
“Precisamos nos entender como trabalhadores da ciência. Para além de estudantes, somos trabalhadores também. Ao mesmo tempo, precisamos das assistências estudantis da Universidade, como Restaurante Universitário e Casa do Estudante, também precisamos nos entender como trabalhadores da ciência. Estamos dia após dia pesquisando, fazendo ciência. Então, buscamos nada mais do que merecemos: acesso a direitos sociais, previdenciários, trabalhistas e a férias remuneradas”, observou.
*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB
