EXTENSÃO

Com dia temático voltado a saúde mental, UnB oferece atividades como ioga, meditação, automassagem, tai chi chuan, dança, palestras e rodas de conversa. Quarta (26) será dedicada a ações gratuitas e abertas ao público

 

O líder religioso Monge Sato é um dos convidados das atividades dedicadas à saúde mental. Foto: José Gonçalo/
O líder religioso monge Sato é um dos convidados das atividades dedicadas à saúde mental na UnB. Foto: José Gonçalo/LBV

 

Apoio, ajuda e afeto: palavras pequenas para atitudes grandiosas. Para oferecer esse amparo ao próximo, os quatro campi da Universidade de Brasília oferecem, entre os dias 24 e 28 de setembro, diversas ações dedicadas ao bem-viver. A iniciativa comemora o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio, e integra a Semana Universitária idealizada sob o mote Somar ideias, integrar vidas.

 

A quarta-feira (26), em especial, será dedicada à promoção da saúde mental. No campus Darcy Ribeiro, o Decanato de Extensão (DEX) realiza atividades gratuitas, abertas ao público e sem exigência de inscrição. Basta comparecer ao campus para participar de sessões de tai chi chuan, biodança e meditação. Automassagem, momento de poesia, meditação mindfulness, ioga, palestras e rodas de conversa completam a programação.

 

Ademar Kyotoshi Sato, mais conhecido como monge Sato, é um dos convidados do dia. Com a Roda de conversa e meditação, o líder religioso promoverá um diálogo abordando as fases da vida e como criar resiliência para viver as dores e alegrias de cada etapa, a partir da filosofia budista. A atividade acontece às 9h, na Sala BT 522, no ICC Norte.

 

No intervalo do almoço, a dança sertaneja ocupa o espaço central do ICC Norte. "Temos relatos de participantes que superaram uma depressão profunda ou trauma relacionado a abuso na infância por meio da dança. Essa arte é um dos instrumentos que auxiliam na promoção da saúde mental e física", reforça Cláudio Medeiros, professor da atividade e servidor técnico do Decanato de Ensino de Graduação (DEG).

 

Olgamir Amancia, decana do DEX, reforça que a semana foi pensada para incluir múltiplos aspectos que cooperam para uma melhor qualidade de vida. "Pensamos ações variadas para contemplar toda a comunidade universitária, que é plural e diversa. Por isso, as atividades vão desde a dimensão lúdica, como a dança e as artes, a ações mais reflexivas, como debates e palestras.”

 

AÇÃO CONJUNTA – Institutos, faculdades e centros também promovem ações dedicadas ao bem-estar e à saúde mental. A programação é aberta ao público, entretanto exige inscrição prévia pelo Sistema de Extensão (Siex). Na segunda-feira (24), o Instituto de Química (IQ) realiza a Roda de diálogos: vivência psíquica. Composta por três painéis, a roda ocorre das 14h15 às 18h.

 

O painel inicial traz o tema Como posso entender meu sofrimento psíquico? Identificando sinais de necessidade de ajuda e possibilidades de superação. Coordenadora de Extensão do IQ, Eliane Rose Maia deseja que o corpo administrativo e docente também compareça à atividade. "É importante que profissionais da Universidade saibam detectar quando alguém está com problema psíquico e tenham esclarecimento para ajudar essa pessoa." A coordenadora lembra aos técnicos e docentes que “eles também podem encontrar ajuda e tratamento na rede de apoio da UnB”. 

Coletivo Roda das Minas promove diálogo sobre masculinidade tóxica. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

De terça (25) a quinta-feira (27), no Ateliê – PA1 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), acontece a atividade As marcas de ser mulher: relacionamento abusivo. Promovida pelo Coletivo Mayumi Lima, grupo de mulheres feministas da UnB, a iniciativa é integrada por roda de conversa sobre relacionamento abusivo, seguida por oficina de confecção de camisetas. A inscrição é restrita a mulheres e o encontro é das 14h às 17h40. As participantes devem levar camiseta branca ou preta para a atividade prática.

 

A Faculdade de Ciências da Saúde (FS) é outra unidade envolvida. Com a oficina O abraço que apetece aos corações, estudantes da Liga Acadêmica do Riso vão oferecer cuidado com o próximo através do gesto. A troca de afeto ocorre nos dias 25 e 27 de setembro, nos jardins internos, externos e adjacências da FS. Rodas de conversa, workshop e palestras também compõem as ações locais dedicadas à qualidade de vida.

 

Na quarta-feira (26), o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) realiza o seminário Sociedade, cultura e saúde mental na Universidade. A ação acontece no auditório do Ceam, das 9h às 18h, e reúne quatro mesas-redondas com temáticas como violência institucional e tecnologia entre a alienação e o bem-viver.

 

>> Confira a programação completa da Semana Universitária

 

FGA – No campus do Gama, Felicidade é o nome da oficina ligada ao tema. O objetivo é abordar ferramentas conceituais e práticas sobre questões como ansiedade e estresse. A proposta faz parte da disciplina inaugurada neste semestre e oportuniza o contato inicial com a forma como o assunto é abordado na ementa. Acontece nos dias 24 e 25. Além de convidar estudantes e público em geral, Josiane Aguiar, coordenadora de extensão da Faculdade UnB Gama, pede participação dos docentes. "A carreira da docência é estressante, inclusive com afastamentos por questões psiquiátricas. Queremos acolher os professores nessas atividades", justifica.

 

FUP – No campus de Planaltina, a programação tem ênfase cultural, com oficinas artísticas, teatro e mostras audiovisuais. É o caso da III Mostra Terra em Cena e na Tela, realizada nos dias 24 e 25, com exibição de dez peças teatrais, quatro mostras audiovisuais, debates e oficinas. No dia 27, o lúdico ganha espaço na oficina O que é, o que é? Infâncias Kalunga, onde a brincadeira e o brinquedo são compreendidos como prática cultural e fator de fortalecimento dos vínculos sociais. "Buscamos integrar a comunidade em um ambiente mais criativo e acolhedor, menos competitivo e individual. Atividades culturais têm papel fundamental na formação estética e psíquica, além de contribuir para o convívio mais próximo", avalia o coordenador de Extensão da UnB Planaltina, Rafael Villas Bôas.

 

FCE – No campus de Ceilândia, os destaques são a Oficina de sentido na vida e introdução ao coaching logoterapêutico e o Minicurso de reiki 2, ambos ofertados na quinta-feira (27). A docente Ana Clara Bonini-Rocha, coordenadora de Extensão da unidade, explica que as práticas integrativas e complementares em saúde podem "ampliar a visão para a qualidade de vida e bem-estar, prevenindo ou minimizando, por exemplo, sintomas do estresse, depressão, ansiedade e pânico”. 

Campanha institucional em prol de valores mais humanos promove tolerância, inclusão e cultura de paz. Arte: Secom UnB

 

MAIS AÇÕES – Para fechar a semana, na sexta-feira (28) ocorre a roda de conversa Vamos falar abertamente sobre saúde mental e suicídio?. A atividade acontece no auditório do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (Caep), no campus Darcy Ribeiro, em dois horários: das 16h às 17h, e em seguida até às 18h. A roda é promovida pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Atendimentos em Saúde Mental e Drogas (Nepasd), do Instituto de Psicologia (IP).

 

Coordenador geral do Nepasd, o docente Ileno Izídio da Costa reforça que as ações em prol do bem-viver são fundamentais. "Muitas pessoas estão em sofrimento ou com agrave em saúde mental e isso precisa vir a tona em um debate de acolhimento e de não discriminação", diz. O especialista reforça que as atividades buscam promover a conscientização sobre o tema e incentivar pessoas a procurar ajuda. 

 

Mônica Nogueira, assessora do Gabinete da Reitoria, considera que as ações dedicadas à promoção da saúde mental são essenciais para abrir canais de diálogo e interação entre membros da comunidade universitária. "O enfrentamento das tensões do dia a dia, o desenvolvimento da resiliência e de práticas de autocuidado precisam ser cultivados. Somos todos corresponsáveis pela qualidade do ambiente universitário e por nossas relações interpessoais”, destaca.

 

CUIDADO CONTÍNUO – Preocupada em ser um espaço não apenas de formação, mas igualmente de cuidado com o outro, a Universidade de Brasília trabalha para consolidar uma rede de assistência à comunidade acadêmica. Diversos serviços já são oferecidos pela instituição, como atendimento psicológico, ações de acolhimento e de orientação.

 

>> Conheça os serviços de apoio psicológico disponíveis na UnB e em outros pontos do DF

 

Outro eixo de atuação da UnB é na capacitação de gestores e docentes. Recentemente, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) promoveu encontro com coordenadores de cursos de graduação, que discutiu saúde mental e estratégias de prevenção ao suicídio. O DEG também está estruturando um curso para os coordenadores, de forma a prepará-los melhor para o encaminhamento de casos sensíveis.

 

Uma abordagem completa do tema está presente na formulação das Políticas de Atenção à Saúde Mental, iniciada em 2017 por meio de comissão da UnB instituída para esse fim. Além do mapeamento da rede de serviços mencionada acima, a comissão elencou sugestões para protocolo único e integrado de acolhimento. Parte das propostas deve ser articulada à Política da Vida Estudantil Integrada e à Política de Direitos Humanos, ambas em construção. 

No clima da campanha de valorização à vida, entrada do Restaurante Universitário (RU) exibe luzes amarelas. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Durante o Setembro Amarelo, o acolhimento a docentes e técnicos que desejem falar sobre suicídio está sendo realizado pela Coordenadoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (CASQV/DGP), sem necessidade de agendamento. Basta comparecer à coordenadoria, localizada no Ambulatório 2 do Hospital Universitário (HUB), das 8h às 18h, entre segunda e sexta-feira.

 

O mês soma esforços de todos os decanatos, como as atividades no Restaurante Universitário, promovidas pelo Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). O local recebeu luzes externas na cor amarela; informativos sobre saúde mental nos televisores internos; e palestra promovida em parceria com a empresa Sanoli, para colaboradores e servidores sobre prevenção a suicídio.

 

A decana Olgamir reforça que as iniciativas refletem a busca por uma UnB Mais Humana, como idealizado na campanha institucional que orienta políticas e ações da Universidade em 2018. A programação completa da Semana Universitária e das atividades dedicadas ao bem-estar e à saúde mental está disponível na página do Decanato de Extensão. As atividades reúnem especialistas da UnB, de secretarias de governo, da iniciativa privada e membros da comunidade.

 

Veja também:

>> Vamos falar sobre suicídio nas universidades (e na vida)...

>> Desafios do cuidado com a saúde mental e a qualidade de vida na Universidade de Brasília

 

Links importantes:

>> Suicídio. Saber, agir e prevenir

>> Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio

>> Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.