PENSAR NOVAS TRAJETÓRIAS

Com duração de dez semanas, iniciativa do Instituto de Psicologia auxiliará no planejamento de projetos individuais no atual cenário

Durante as aulas, haverá discussões, a partir das teorias da psicologia, sobre metas de vida. Foto: Pexel

Um curso de extensão do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia (IP/UnB) irá incentivar o estudo e a promoção de reflexões sobre qualidade de vida, objetivos pessoais e como lidar com contextos de emergência individuais e familiares em tempos de pandemia. As aulas da atividade Felicidade, Bem-Estar e Qualidade de Vida terão início nesta quarta-feira (16), com encontros semanais on-line.

"O projeto tem como objetivo refletir sobre as questões que envolvem felicidade, bem-estar e metas de vida. A ideia é também subsidiar o mapeamento de potencialidades e virtudes, para o desenvolvimento da felicidade, e de projetos de vida pessoais", explica a coordenadora da iniciativa e professora do IP, Jane Farias.

A docente relata que a inspiração para a iniciativa veio das próprias mudanças de trajetória que experienciou, em razão da crise sanitária de covid-19, ao cursar o pós-doutorado. Para a professora, o momento pede que todos nós retracemos nossos propósitos.

"A motivação desse projeto vem, em primeiro lugar, do fato de que nós todos temos que realinhar nossas metas de vida, nossos objetivos, nossos propósitos e sentidos com a questão da pandemia. Estava no pós-doutorado e, durante o curso, tive que reavaliar todas essas questões: os objetivos da minha pesquisa, a relevância, questões de carreira e de trajetória. Então, reuni várias referências, assisti a vários vídeos que me ajudaram a fazer esse realinhamento. E, a partir disso, achei que seria algo muito interessante, pois é uma tarefa que todos nós temos que realizar nesses tempos atuais", afirma.

Curso será oferecido por meio de encontros on-line semanais. Imagem: Divulgação

O curso terá a duração de dez semanas; em cada uma, um tópico diferente será desenvolvido, como O que é felicidade, Definindo bem estar e qualidade de vida, Mapeamento de Potencialidades  e Resolução Criativa de Conflitos e Problemas Interpessoais e Simplifique a Vida.

"Alguns tópicos são baseados, principalmente, na psicologia de desenvolvimento, psicologia positiva e também na nossa experiência no desenvolvimento de potenciais e de talentos, que é o foco das nossas pesquisas", menciona a docente do IP. Parte das atividades serão oferecidas on-line por meio do Google Class Room e haverá encontros semanais pela internet com mediadores.

PÚBLICO – O curso terá a participação de pessoas da comunidade interna e externa à UnB. Alunos do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública do Distrito Federal estão entre os atendidos. Todo o trabalho será acompanhado por pedagogos, psicopedagogos e orientadores educacionais, que trabalharão junto à coordenação do curso.

A atividade também é disponibilizada como disciplina do curso de Psicologia. Serão concedidos créditos de extensão, com emissão de certificado, aos participantes. "A disciplina está sendo ofertada neste semestre na graduação (Tópicos Especiais em Psicologia de Desenvolvimento), com 45 alunos matriculados. É uma disciplina que vai valer quatro créditos, mas a nossa ideia é que ela também seja ofertada, de dois em dois meses, como disciplina de dois créditos, abrindo maior possibilidade da comunidade acadêmica da UnB poder passar por essa experiência e trabalhar conosco", detalha Jane Farias.

Além dos matriculados na disciplina, 105 pessoas estão inscritas no curso. "Estamos muito animados, mas tivemos uma procura muito grande para aquilo que nós temos capacidade de ofertar. Acho que é uma temática que nos desafia e nos leva a refletir sobre nossos posicionamentos na vida, então é nesse sentido que nós elaboramos esse projeto, para que as pessoas, ao passarem por essas dez semanas conosco, possam ter ferramentas, instrumento, suporte para trabalhar", conclui a coordenadora da iniciativa.

>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais

>> Com retomada do semestre acadêmico, BCE amplia canais de comunicação e acesso à base de dados

>> Iniciativa entrega cartas solidárias a trabalhadores de cemitério

>> Do físico ao virtual: Casa Niemeyer encerra exposição Triangular