INOVAÇÃO

Evento acontece no estádio Mané Garrincha de quarta (5) a domingo (9). Visitação ao estande da Universidade é gratuita

A UnB esteve presente em todas as edições do festival, levando projetos de inovação desenvolvidos na instituição e mais da cultura de inovação da Universidade à área gratuita do evento. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Presente em todas as edições, a Universidade de Brasília pode ser considerada uma figura carimbada na Campus Party Brasília (CPBSB). O principal festival de tecnologia, inovação, criatividade, ciência e entretenimento digital chega à sua quinta edição na capital do Brasil, com mais uma participação da UnB na Área Open. Em 2023, o evento será realizado de 5 a 9 de abril, no Estádio Mané Garrincha. Mais de 70 mil pessoas são esperadas para visitação ao espaço gratuito da CPBSB5.

A primeira edição da Campus Party Brasília foi realizada em 2017, e desde então a UnB expõe projetos e divulga suas ações no evento. Até então, 90 iniciativas da Universidade já participaram do festival. A presença da UnB no evento permite que projetos da instituição e empresas incubadas explorem parcerias com outros empreendimentos, startups, iniciativas afins e entidades governamentais. É também uma oportunidade para que a comunidade acadêmica divulgue à sociedade o impacto da ciência produzida na instituição na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Este ano, a Universidade de Brasília terá 150 m² de área para a exposição dos projetos, 50 m² a mais que em 2022. Segundo Bruno Goulart, coordenador de Empreendimentos e Inovação do Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da UnB e membro da comissão que coordena a participação da Universidade nesta edição, o espaço foi ampliado a pedido da própria Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal devido ao sucesso de público na Área Open. “Todo ano o estande da UnB é sempre um dos principais e com o maior número de visitantes”, afirma.

Em 2022, os 28 projetos expostos pela UnB atraíram pessoas influentes em suas respectivas áreas, como o ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, o presidente do Instituto Campus Party Brasil, Francesco Farrugia, investidores e membros de órgãos públicos e privados em âmbito distrital e federal.

Com a área maior para o estande, a expectativa, segundo Bruno Goulart, é "atrair o maior número de projetos e melhorar a experiência do público”. Ainda, almeja-se que este siga "sendo um dos estandes mais visitados da Área Open e fazer com que empresas e projetos da UnB prospectem parcerias estratégicas e obtenham investimentos”.

EXPOSITORES – Presente na Campus Party Brasília desde a primeira edição, a equipe Apuama Racing apresentou ano passado o carro tipo fórmula. O grupo, que compete na Fórmula SAE – organizada pela Society of Automotive Engineers –, foi convidado a estar novamente na CPBSB e reapresenta o veículo com novidades.

A Apuama Racing é uma equipe multidisciplinar de Fórmula SAE ligada à Faculdade de Tecnologia da UnB. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

“Na parte de aerodinâmica, colocamos um flap invertido para melhorar o arrefecimento do carro. Dentro da nossa competição, fomos a primeira equipe a fazer isso”, conta Letícia Mosinho, estudante de Engenharia Mecânica e capitã organizacional da equipe. Ela afirma que o carro faz sucesso com os visitantes pelo design e pelo barulho do motor e cita outras alterações: “Na parte de powertrain [componentes que fornecem energia às rodas motrizes], fizemos alterações no nosso plenum [câmara de ar pressurizada] para ter melhor troca de oxigênio nos cilindros, além do mapa de partida, tendo assim uma melhora na economia de combustível.”

Além de fazer a cobertura do estande da Universidade na Campus Party Brasília, a UnBTV leva uma novidade para o evento: a realização de três oficinas de audiovisual. As atividades servirão como um teste para a Escola de Formação em Audiovisual, iniciativa que já está em andamento para capacitação da comunidade nesta área. As oficinas vão ensinar os participantes a fazer correção de cor e a editar vídeos, a manejar áudio para podcasts e a produzir animações em stop-motion.

Assim como na edição passada, o estande do canal de comunicação da UnB vai ter uma mostra de equipamentos, como câmeras antigas e aparelhos portáteis. “Essa é uma trilha narrativa que nós queremos constituir. Nós expomos esses equipamentos e isso gera grande nostalgia em muitas pessoas adultas que conhecem. Várias pessoas se aproximam e falam que já trabalharam com esses equipamentos, que têm saudades de um tempo em que os equipamentos não eram portáteis, eram de outra natureza”, disse Rafael Villas Bôas, diretor da UnBTV.

Para expandir a participação da UnB na quinta edição da CPBSB, além de convidar iniciativas, uma comissão, coordenada pelo Ambiente de Inovação da UnB, selecionou projetos por meio de edital interno. Este grupo envolve o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), o Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (NIT/CDT) e o Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da instituição. Os projetos a serem expostos foram escolhidos com base no caráter inovador e na maturidade tecnológica.

Veja no mapa onde estará localizado o estande da UnB na 5ª Campus Party Brasília. Imagem: Divulgação

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.