INOVAÇÃO

Universidade de Brasília participou, pela quinta vez, na Área Open do evento e teve o seu maior estande até então, com 150 m² de área

Estande da UnB teve o maior espaço desde a sua primeira participação em 2017, com 150 m² para exposição. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Mais de 50 projetos da Universidade de Brasília levaram ciência, tecnologia e empreendedorismo inovador para quem visitou  Campus Party Brasília (CPBSB5). A edição marcou também o maior estande na UnB em área, com 150 m² disponíveis para os expositores selecionados. O evento foi realizado no Estádio Mané Garrincha, de 5 a 9 de abril.

 

Coordenador de Empreendimentos e Inovação do Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da UnB, Bruno Goulart avalia a participação da Universidade na CPBSB5 como um “grande êxito.” “Este ano a gente teve 50 m² extras [para o estande] que possibilitaram escolher mais projetos da Universidade, atendendo a mais áreas. Antes, nós tínhamos mais projetos de Engenharia e, este ano, tivemos muitos projetos das áreas da saúde e de humanas, além da participação das empresas juniores e de programas da Universidade como o Cocreation Lab.”

 

A Matriz Energia nasceu em 2015 e leva soluções de energia elétrica para os clientes. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

O QUE ROLOU – A UnB marcou presença, pela quinta vez, na Área Open, espaço de acesso gratuito, com atrações que atraíram a curiosidade do público.

 

A Matriz, empresa júnior de Engenharia de Energia da Faculdade UnB Gama (FGA), realiza consultorias para soluções energéticas e oferece workshops e atividades relacionadas ao tema e ao curso para alunos do ensino médio. A empresa, existente desde 2015, levou à Campus Party Brasília um protótipo de bomba hidráulica que funciona tanto à bateria quanto à luz solar.


“Basicamente, ela tem um filtro no motor de corrente contínua, que puxa água e a faz cair pelo cano como se fosse um chuveiro, mas pode ser utilizado para poço artesiano, para irrigação tanto de fazenda quanto residencial”, explica Murilo Barcelos, presidente da Matriz. “Uma mãe que gosta de ter planta em casa pode usar uma mini bomba dessa para irrigar tranquilamente as plantas”, exemplifica um dos usos possíveis.

 

Outro projeto sediado na FGA e presente no evento, a Capital Rocket Team (CRT) é uma equipe competitiva de foguetemodelismo, responsável por desenvolver o primeiro foguete com propulsão híbrida da América Latina – com metade da propulsão na forma líquida, utilizando óxido nitroso, e a outra metade na forma sólida, com uso da parafina.

 

Vinícius Couto, estudante de Engenharia Aeroespacial (FGA) e gerente de projetos da CRT, era um dos representantes da equipe no estande da UnB. Este ano, a iniciativa levou foguete lançado na Latin American Space Challenge (Lasc), competição experimental de engenharia de foguetes e satélites, em 2022. “A nossa principal característica é que tudo o que a gente faz é desenvolvido pela própria equipe dentro da UnB, e a gente sempre participa de competições internacionais”, afirma Vinícius.

A Capital Rocket Team está com uma vaquinha aberta para competir nos Estados Unidos, em junho, com um novo modelo de foguete. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

O time é composto majoritariamente por estudantes de Engenharia Aeroespacial, mas alunos de outros cursos também fazem parte e são bem-vindos.


“Esse ano a gente está com o projeto mais ambicioso, que é de um foguete que atinge 3 km de apogeu”, conta o gerente de projetos. A CRT pretende competir e representar a UnB no Spaceport America Cup (SAC), considerada a maior competição de foguetemodelismo do mundo, com realização nos Estados Unidos, em junho.

  

Pioneiro na integração e no incentivo ao empreendedorismo no Distrito Federal, o Cocreation Lab é um programa da Universidade de Brasília que tem como parceiros o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). O projeto é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e conta com quatro estações, incluindo uma no campus Darcy Ribeiro.

 

Uma das iniciativas do Cocreation Lab expositoras na Campus Party Brasília foi a Pet Marmiteiro, que atua com produtos como marmitas e petiscos para cães e gatos, produzidos com ingredientes naturais.

 

O projeto Elas na Cozinha também foi um dos destaques da Cocreation Lab no evento. A iniciativa ensina mulheres jovens e adolescentes a fazer bolos, pães, biscoitos e doces. “Além disso, a gente capacita para o mercado de trabalho, ensinando a elas as normas de higiene, como embalar o produto, como produzir e armazenar, como levar para a venda e como preparar as embalagens. A gente faz desde a caixinha até o produto”, explica Luciene Alves do Santos, representante do projeto.

 

Até então, o Elas na Cozinha já ajudou mais de 5 mil mulheres, não só com formação, mas também levando os produtos para feiras e eventos com o intuito de vendê-los e estimular encomendas. “Com isso, a gente consegue tirar as pessoas daquela situação de vulnerabilidade ou de assistencialismo. Nós procuramos incentivá-las a irem para um outro patamar, estudar, se profissionalizar e entrar no mercado de trabalho”, afirma Luciene.

 

Acompanhada dos filhos, a servidora pública Fabíola Caixeta visitou o estande da UnB e achou excelente. “Os jovens estão bem preparados na explicação, e as pesquisas e trabalhos são muito interessantes”, afirma. A servidora conta que foi ao festival a pedido dos filhos e que eles gostaram bastante do que viram. “São calouros da UnB e é o primeiro contato deles com a Campus Party.”

 

Jhonny Viana Borges, de 48 anos, passou no estande da Universidade com o filho de nove anos e também gostou do que viu. “Tem coisa aqui que eu nem imaginava que existia”, brinca. O professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) acredita que eventos como a Campus Party Brasília são espaços fundamentais para levar à população o conhecimento do mundo moderno e o que é possível para o futuro.

 

“Já que o mundo é digital, e a informática e a robótica fazem parte da vida humana, abrir espaço ao público para entender melhor esse universo, além de como as coisas funcionam, desperta a vontade de fazer algo pelo planeta, uma vez que o mundo é movido por essas pessoas que colocam a informática, a robótica e o digital à nossa disposição”, afirma Jhonny.

 

“Eu vejo algo ligado à sustentabilidade [nessas iniciativas]. Percebo que as pessoas estão preocupadas com isso, e a geração mais nova tem essa preocupação. Isso me faz criar boas expectativas com relação ao futuro”, disse o professor da SEEDF.

Bruno Goulart afirma que o estande da Universidade de Brasília recebeu muitos feedbacks positivos. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

PRESENÇA AMPLIADA – Com o sucesso da exposição neste ano, o coordenador de Empreendimentos e Inovação do PCTec relata que a UnB recebeu um convite especial: “No sábado (8), o presidente do Instituto Campus Party Brasil, Francesco Farrugia, convidou a Universidade de Brasília para selecionar até três projetos para participar tanto na Campus Party Goiás como na Campus Party São Paulo, que é a edição nacional”, compartilha Bruno Goulart.


Os eventos já têm data marcada: a edição goiana ocorre de 7 a 11 de junho; já o evento nacional vai de 25 a 30 de julho.

 

A decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, e a diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), Marileusa Chiarello, estiveram presentes no momento da proposta, celebrada pelos representantes da instituição. 

 

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> Professor Joaquim Pinto de Andrade recebe título de Emérito

>> Administração superior reúne-se com servidores do DPG

>> Projeto completa 35 anos de pesquisas sobre a geografia afrobrasileira

>> UnB abre três editais de assistência estudantil

>> Pesquisadores da UnB estudam causas da demência vascular

>> UnB entrega recursos de tecnologia assistiva às unidades

>> Reitora da UnB recebe Prêmio Elas por Elas da ABGP

>> UnB recebe estudantes do programa PEC-G

>> Cepe aprovação resolução sobre a alteração de regime de trabalho de docentes

>> UnB recebe conceito 5 no IGC e volta ao topo

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.