GESTÃO

Técnicos falaram sobre a mudança do status da unidade (antigo CPD) e reforçaram a importância do investimento em tecnologia, especialmente no cenário atual

Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), o professor Jacir Bordim destacou a relevância da transformação do antigo CPD para STI, em roda de conversa da reitora com equipe do setor. Durante a pandemia do novo coronavírus, as reuniões têm sido realizadas por meio de conferências on-line. Imagem: Reprodução

Comprometimento, orgulho de pertencer à Universidade de Brasília e de participar de projetos estratégicos para a instituição foram algumas das principais manifestações durante diálogo dos servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) com a reitora Márcia Abrahão. Na conversa on-line, ocorrida na quarta-feira (17), os técnicos falaram sobre o envolvimento em ações estruturantes, como o SIG-UnB e a migração para Office 365, e destacaram o reconhecimento institucional quanto ao papel da secretaria.

>> Servidores da Infra participam de diálogo com a reitora

"A transformação do CPD em STI foi de suma importância. Nos colocou no mesmo patamar de setores de Tecnologia da Informação de outras universidades e está mais condizente com a relevância do nosso trabalho", destacou o diretor da STI, Jacir Bordim. A mudança do status foi aprovada pelo Conselho Universitário em abril. "Não apenas o nome mudou, mas também o estatuto e o regimento da UnB, dando ao setor assento nos órgãos colegiados da Universidade", acrescentou a reitora Márcia Abrahão.

A gestora lembrou que, embora o orçamento discricionário da instituição tenha tido queda substancial entre os anos de 2016 e 2017, a área de TI recebeu atenção. "Desde o começo, tomamos a decisão de investir na área-fim da Universidade e em tecnologia, porque queríamos levar a UnB, definitivamente, para o século 21", comentou. "Os resultados demonstram que essa foi uma decisão acertada".

Recentemente, a UnB subiu duas posições no QS World University Rankings, feito que foi comemorado pelo técnico Domingos Pereira Costa. "Vi que somos, agora, a quinta melhor universidade federal. Nós nos sentimos parte disso", disse. Ele também recordou que a STI pôde escolher seu gestor, para um período de quatro anos. "Com isso, conseguimos ter um norte e trabalhar de acordo com as necessidades da Universidade, além de colocar muitas das nossas ideias em prática".

>> UnB sobe duas posições em ranking internacional e é a quinta melhor federal

Emocionada, a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, recordou dos tempos em que era estagiária e técnica do antigo CPD (entre os anos de 1978 e 1986, antes de fazer o concurso para docente do Departamento de Ciência da Computação). "A STI tem uma das equipes mais qualificadas da Universidade. Vocês são parte fundamental da infraestrutura institucional. O trabalho feito com a implantação do SIG-UnB só foi possível devido ao comprometimento e foco de todos, ainda mais porque vocês dão conta de muitas outras demandas", frisou.

DEDICAÇÃO – O envolvimento das equipes da STI na implementação do SIG foi destacado por vários presentes no diálogo. A reitora pontuou que a UnB foi a única universidade do país a fazer a transição para o novo sistema sem a contratação de empresa própria. "Eu quero agradecer a qualidade do trabalho da STI. Vocês são parceiros para todas as horas e isso ficou claro na implantação do SIG, que tem sido um sucesso", completou a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

Decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter se recordou dos tempos em que foi estagiária e técnica do antigo CPD (entre os anos de 1978 e 1986). Imagem: Reprodução

O técnico Juvenal dos Santos Barreto afirmou que a migração para Office 365, feita sem ônus financeiro para a UnB, foi fundamental para lidar com o cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus, que levou os servidores para o trabalho remoto. Ele também pediu apoio da Administração para a chancela de normativos internos relacionados às práticas da secretaria.

O técnico Francisco Jackson de Freitas lembrou que a transformação do CPD em STI era demanda de quase uma década do setor. Ele também questionou a reitora sobre a retomada das atividades administrativas e quis saber sobre o andamento de processo para a destinação de duas funções gratificadas à secretaria.

A reitora esclareceu que a instituição vem se preparando para a retomada do calendário acadêmico, em diálogo com institutos e faculdades, mas que a volta de atividades administrativas depende de orientação do Ministério da Economia. "O ato que fiz sobre isso (n. 419/2020) está amparado em uma portaria do ministério", explicou.

Sobre o estabelecimento de normativos internos, ela afirmou ser melhor que cada setor construa propostas e leve para os colegiados, de modo que as regras sejam aprovadas em comum acordo com a comunidade. A reitora também sugeriu que a STI se mobilize para o estabelecimento de uma turma de mestrado profissional em Ciência da Computação, voltada para os técnicos. "Como lá já existe um mestrado profissional, fica mais fácil, basta que vocês demonstrem o interesse", disse.

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

>> Em reunião virtual, servidores do Arquivo Central apresentam demandas à reitora

>> Servidores do Decanato de Extensão participam de diálogo com a reitora

>> Servidores da BCE participam de diálogo com a reitora