ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselho também aprovou os relatórios da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro) de projetos executados pela UnB ou fundações de apoio

O vice-reitor Enrique Huelva, a reitora Márcia Abrahão e o diretor da Faculdade UnB Gama, Sandro Haddad, durante o Consuni realizado na FGA. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília, reunido na sexta-feira (14), no auditório da Faculdade UnB Gama (FGA), votou a favor da concessão de título de Honra ao Mérito a cinco egressos da Universidade. A cada ano, o Consuni confere o título a até cinco ex-estudantes da UnB. A homenagem é oferecida a egressos que alcançaram reconhecimento nacional ou internacional pelos serviços prestados à sociedade, relacionados à formação acadêmica obtida na Universidade de Brasília, em consonância com o Perfil do Egresso definido no Projeto Político-Pedagógico Institucional da UnB.

Na área de Ciências da Vida, receberão a honraria a médica Ludhmila Abrahão Hajjar e a nutricionista Janine Giuberti Coutinho. Os destaques na área de Ciências da Terra e da Tecnologia são o engenheiro elétrico André du Pin Calmon e a geóloga Gema Ribeiro Olivo. Já na área de Ciências Humanas e Sociais I, a homenageada é a professora de português Gina Vieira Ponte de Albuquerque. A aprovação dos nomes pelo Consuni foi unânime. “Parabéns! Todos têm currículos, realmente, impressionantes!”, congratulou a reitora Márcia Abrahão. Os títulos serão entregues na sessão especial do Conselho em homenagem ao aniversário da UnB, agendada para 28 de abril.

A comissão que avaliou as indicações feitas pelas unidades acadêmicas à Honra ao Mérito foi presidida pelo vice-reitor Enrique Huelva. “Foi uma análise bastante detalhada feita pela comissão. Os ex-alunos da UnB são pessoas com currículos muito extensos e grandes realizações. São biografias admiráveis”, destacou Huelva. Compuseram a comissão os docentes Antônio Jorge Ramalho, diretor do Instituto de Relações Internacionais (Irel), Laura Mangilli Toni, vice-diretora Faculdade UnB Ceilândia (FCE), Fátima Aparecida dos Santos, diretora do Instituto de Artes (IdA) e Sandro Augusto Pavlik Haddad, diretor da Faculdade UnB Gama (FGA).

PRESTAÇÃO DE CONTAS – Outro destaque do Consuni realizado na FGA foi a apresentação e aprovação do Relatório de Atividades da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro) – Exercício 2022. O documento traz relatórios parciais e finais de projetos executados pela UnB e pelas fundações de apoio credenciadas junto à UnB em 2022: Fundação de Empreendimento Científicos e Tecnológicos (Finatec) e Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (Funape).

Decana do DPI e presidente da Capro, Maria Emilia Walter detalhou o relatório de atividades da Câmara em 2022. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Maria Emília Walter, decana de Pesquisa e Inovação e presidente da Capro, explicou que a apresentação do relatório é uma forma de prestação de contas da Câmara ao Consuni, órgão ao qual pertence. “Tivemos 212 projetos submetidos à Capro. Cada um deles é avaliado na câmara, e continuamos tendo, como maior parte dos instrumentos, os TEDs (Termos de Execução Descentralizada). O montante total de projetos captados é de cerca de R$ 194 milhões e o de custos indiretos, R$ 15 milhões”, destacou.

O montante total de projetos captados refere-se a todo recurso de projetos captados pelas diferentes unidades acadêmicas. O de custos indiretos representa a porcentagem de dinheiro dos projetos captados que é destinada para a UnB – havendo divisão entre a administração superior e a unidade acadêmica que captou o projeto. Essa quantia recebida pela administração superior é empregada em editais de apoio a atividades acadêmicas.

“O que nós fazemos é a avaliação de resultados dos nossos projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e estímulo à inovação da UnB”, detalhou Maria Emília Walter. “É muito importante que, nas unidades acadêmicas, exista um cuidado tanto na etapa de formalização quanto na etapa de prestação de contas. Além da questão dos órgãos de controle, nós estamos muito interessados, sob ponto de vista acadêmico, nos produtos acadêmicos gerados por esses projetos”, complementou.

O parecer foi aprovado por unanimidade. “Tanto a etapa da apresentação que a professora Maria Emília fez quanto a etapa da apreciação dos relatórios são fundamentais para a gente concluir todo o processo que envolve projetos e, também, para prestação de contas para a sociedade e para os órgãos de controle”, enfatizou a reitora Márcia Abrahão.