INFRAESTRUTURA

O curso apresentou as atribuições e as responsabilidades dos servidores que atuam na área e ofereceu ferramentas para o desenvolvimento do trabalho

Os fiscais setoriais de manutenção predial atuam atestando a qualidade e acompanhando os serviços prestados pelas empresas. Foto: Beto Monteiro/ASCOM UnB

A Universidade de Brasília realizou, na quarta-feira (09), no Auditório da Reitoria (campus Darcy Ribeiro), a abertura do curso de preparação de fiscais setoriais de manutenção predial. A capacitação apresentou aos servidores suas atribuições, responsabilidades e os normativos referentes aos serviços de manutenção predial conforme as necessidades de infraestrutura da instituição. Participaram do evento a reitora Márcia Abrahão, o decano de Administração, Abimael Costa, a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, o prefeito Valdeci Reis e o secretário de Infraestrutura, Augusto César Oliveira.

“Nossos servidores atuando como fiscais é fundamental para o bom funcionamento de toda a nossa Universidade. É uma forma de envolver ainda mais a nossa comunidade na conservação do patrimônio da UnB. Os fiscais sabem das necessidades de cada setor e poderão verificar cada uma das entregas realizadas pela empresa de manutenção, a fim de garantir a qualidade do trabalho quanto às demandas. Agradeço o empenho e o cuidado com o patrimônio público”, disse a reitora Márcia Abrahão.

O modelo de fiscais setoriais de manutenção predial foi implementado na gestão da reitora Márcia Abrahão, após visita do prefeito da UnB, Valdeci Reis, à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que já utilizava o sistema. Ele afirmou que é essencial conhecer as estruturas dos prédios para entender as demandas. “As edificações, aqui, do setor histórico têm muito mais manutenção do que as edificações da ponta norte, porque lá são prédios novos, da época do Reuni, e esses prédios, aqui, são da época da construção da UnB”, explicou.

O decano de Administração, Abimael Costa, explicou que os fiscais atuam atestando a qualidade e acompanhando os serviços prestados pelas empresas e ressaltou a importância da capacitação e do trabalho deles para a melhoria das manutenções da Universidade. “São esses servidores tão primorosos, atenciosos, cuidadosos que demandam os serviços de melhoria quando existe uma necessidade e que recepcionam as empresas dentro dos cronogramas estabelecidos tanto pela Prefeitura quanto pela Secretaria de Infraestrutura”, disse o decano.

Colaboradores da Prefeitura (PRC), da Diretoria de Contratos Administrativos (DCA/DAF), da Secretaria de Meio Ambiente (SeMA) e da Secretaria de Infraestrutura (INFRA) ministraram palestras durante o curso. Foram destacadas normas e regulamentos para a fiscalização de contratos, práticas de sustentabilidade e características fundamentais dos edifícios da UnB. A capacitação, também, descreveu o fluxo de fiscalização setorial e a forma adequada da comunicação entre fiscal setorial, fiscal técnico, e empresa de manutenção predial.

ENTENDA – O fiscal setorial é indicado pelo fiscal técnico ou pelo dirigente máximo da área requisitante do serviço ou atendida pelo contrato. Ele atua auxiliando na inspeção técnica. Já o fiscal técnico é responsável pela elaboração do plano de fiscalização a ser utilizado durante toda a vigência do contrato.

Ao gestor, cabe coordenar as atividades relacionadas à fiscalização e ao público usuário, bem como os atos preparatórios à instrução processual e o encaminhamento da documentação pertinente à Diretoria de Contratos Administrativos.