EMPREENDEDORISMO

Aberto ao público e com inscrições gratuitas, evento acontece nos dias 28 e 29. Minicurso, palestra e mostra de projetos integram a programação

 

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) é símbolo de inovação na Universidade. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Um encontro entre acadêmicos, novos empreendedores, investidores e empresários, para fomentar projetos e gerar negócios. Essa é a proposta da Feira de Negócios e Inovação – Estação Empreendedorismo 2018, que acontece nesta quinta (28) e sexta-feira (29) no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da UnB.

 

A iniciativa deve reunir cerca de 150 expositores, entre empresas incubadas, empresas juniores e projetos de negócios elaborados por universitários na Escola de Empreendedores (Empreend). De acordo com o diretor do CDT, Sanderson Barbalho, o objetivo do evento é “estimular o ambiente de empreendedorismo na Universidade e dar espaço para que organizações, grupos e investidores externos encontrem boas ideias e oportunidade de negócios”. 

 

“Para comerciantes e empresários de pequenos negócios, a feira é uma oportunidade de ampliar a mente sobre o que está acontecendo de novo e conhecer serviços e produtos ofertados pelas empresas incubadas”, acrescenta o diretor.

 

Para isso, entre as atividades da feira está a visita técnica à Multincubadora do CDT e ao Parque Científico e Tecnológico (PCTec/UnB). A visita será realizada em grupos de dez inscritos, com duração de 30 minutos. “Os participantes farão um tour para conhecer as empresas incubadas e os produtos e serviços ofertados por elas”, detalha Kerlla Luz, doutoranda em Engenharia Elétrica da UnB e professora na Empreend. A atividade está disponível nos dois dias do evento, das 16h às 18h; é necessário realizar inscrição prévia. 

Lucas Camargo, CEO da Instabuy, durante a Campus Party 2017. Foto: Instabuy

 

Uma das empresas incubadas pelo CDT que participam da feira é a Instabuy. A iniciativa oferece serviços de comércio virtual, sites e outros aplicativos para inserir os varejistas físicos no mundo digital.

 

“Estamos com uma boa expectativa de fazer novos contatos e negócios”, compartilha Lucas Camargo, CEO da empresa, que tem mais de 20 clientes e já rende lucros.

 

PROGRAMAÇÃO – Nos dois dias de evento, as atividades acontecem das 8h às 20h, com intervalo para almoço. Os projetos da Escola de Empreendedores serão expostos na Sessão Pitch. “A ideia do pitch é convencer um possível investidor em pouco tempo de apresentação. Por isso, os alunos terão três minutos para vender seu projeto”, explica a professora Kerlla Luz.

 

Outro destaque é o painel de debate Como a empresa júnior pode ser meu diferencial no mercado de trabalho. O diálogo terá representantes da Federação das Empresas Juniores do Distrito Federal (Concentro), do Project Management Institute (PMI) e do Núcleo de Gerenciamento de Projetos para Empresas Juniores (GPjr), que apoiam o evento.

Clique para ampliar. Arte: CDT/UnB

 

“Neste momento de crise que o Brasil está passando, o painel vai abordar como a experiência vivenciada na empresa júnior pode impactar positivamente o ingresso de um recém-formado no mercado e tratar sobre as possibilidades de empreendedorismo dessas empresas como opção de mercado”, adianta Kerlla. 

 

A feira traz ainda o minicurso de Inteligência Artificial com o especialista Pierre Guillou, batalhas do Jogo ITAE entre as empresas juniores, e o desafio Inovatech. Confira a programação completa.

 

OPORTUNIDADES – Uma rodada de negócios, com possibilidades de investimento, mentoria ou incubação, encerra a Feira de Negócios e Inovação, na sexta-feira (29). Participam deste momento empresas que tiveram suas propostas selecionadas no Desafio Inovatech.

 

Até a última sexta-feira (22), interessados em participar enviaram vídeos de até três minutos, contendo um pitch de alguma tecnologia, produto ou serviço inovador.

 

Apenas participantes de edições anteriores do Inovatech, evento de inovação da UnB, puderam concorrer. O Inovatech acontece desde 2016 e já promoveu 105 palestras, 35 minicursos e 16 mesas-redondas, com eventos realizados em todos os campi da Universidade. Em 2017, a iniciativa deu formação em técnicas de inovação para 2.300 alunos. A meta da gestão é treinar 10 mil alunos em quatro anos.

 

Veja também:
>> UnB apresenta seu ecossistema de inovação na maior feira de tecnologia do mundo

>> Evento incentiva debate sobre inovação, propriedade intelectual e patentes 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.