MELHORIAS CONSTANTES

Espaço no ICC Centro pode ser utilizado por toda a comunidade acadêmica. Objetivo é explorar novas metodologias digitais de ensino e aprendizagem

Professores da rede pública de ensino participaram de oficina no LAB_ie durante a Semana Universitária. Foto: Divulgação

 

O Instituto de Ciências Exatas (IE) da UnB inaugurou oficialmente, nesta segunda-feira (24), o Laboratório de Inovação Educacional (LAB_ie). Localizado no ICC Centro, o espaço foi idealizado como um local de investigação e fomento de práticas pedagógicas inovadoras, integrando ensino, pesquisa e extensão e possibilitando que o estudante tenha um papel ativo no processo de aprendizagem.

 

Equipado com notebooks, mobiliário flexível, projeção 270º e infraestrutura de áudio e vídeo, o laboratório permite a exploração de novas tecnologias digitais de informação e comunicação nos diferentes níveis de ensino, do básico ao universitário. Além de contribuir para a formação continuada de docentes, o laboratório ajudará a formar novos professores da rede de ensino do Distrito Federal. O projeto contou com o apoio da FAP-DF.

 

“Apresentamos um espaço com a missão de impulsionar a inovação educacional por meio do uso de tecnologias, da reinvenção dos ambientes de aula e da incorporação de metodologias contemporâneas”, destacou a coordenadora do projeto Letícia Lopes, professora do Departamento de Ciência da Computação, no IE. "Espaço flexível, repositório de metodologias disruptivas e um conjunto de informações voltadas a apoiar docentes e discentes na transformação de suas práticas pedagógicas compõem esse novo ecossistema de aprendizado", detalhou a docente. 

 

Uma possibilidade de uso do LAB_ie é testar a funcionalidade de novas metodologias. A depender da atividade, o espaço assume certa configuração e utiliza determinados equipamentos. A sala de aula passa a ser um local de integração e interação que busca potencializar o ensino e a aprendizagem, e a geração de novos conhecimentos.

Gestores, pesquisadores, professores e estudantes prestigiaram a inauguração do LAB_ie. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

“Estamos aqui hoje para celebrar parte das conquistas deste instituto”, disse o diretor do IE, Ricardo Ruviaro, ao destacar que professores da rede pública e estudantes que estão terminando o ensino médio puderam conhecer o LAB_ie durante a Semana Universitária, no início do mês.

 

“O laboratório coloca a UnB e o IE em outro patamar”, considerou o vice-reitor Márcio Muniz, ressaltando a importância não só do investimento em infraestrutura, mas da formação continuada de professores em todos os níveis de ensino para que se atue "da licenciatura até à pesquisa de altíssimo nível”. “Desde que estabelecemos a meta de colocar a UnB no mapa mundial de IA, trabalhamos em parceria com as Ciências Exatas”, detalhou.

 

“Bastante simbólico que a inauguração do espaço se dê no dia em que se inicia o segundo ano de nossa gestão”, disse a reitora Rozana Naves, que acaba de completar um ano à frente da UnB. “É muito gratificante que a gente possa fazer parte desse momento que justifica nossa existência como universidade, de criação de espaços de aprendizagem flexível, que responde a uma demanda do nosso tempo focada nos estudantes, nossa razão de ser.”

 

SERVIÇO – O LAB_ie já está em funcionamento e pode ser utilizado por toda a comunidade acadêmica. Para reserva do espaço, docentes e coordenadores de cursos devem entrar em contato diretamente com a professora Letícia Lopes, do Instituto de Ciências Exatas, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Agendamentos futuros serão feitos pelo site do IE.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.