INOVAÇÃO

Decanato de Ensino de Graduação (DEG) lançou edital com as regras do prêmio. Objetivo é estimular desenvolvimento de novos métodos pedagógicos

Exemplo de inovação: estudantes participam do Rei e Rainha da Derivada, método desenvolvido pelo professor da Faculdade UnB Gama (FGA) Ricardo Fragelli. Foto: Carol Melo

O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) acaba de lançar o edital que estabelece as regras para o Prêmio Anual de Inovação no Ensino de Graduação da UnB. A ideia é promover a inovação nas atividades de ensino-aprendizagem desde a graduação. As inscrições seguem até 29 de outubro.

>> Conheça o edital

VALORIZAÇÃO E VISIBILIDADE – “Esse prêmio é extremamente importante para a Universidade não só porque a gente está reconhecendo e valorizando essas práticas dos profissionais docentes que se importam com o processo de aprendizagem de seus estudantes", diz o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira.

"Mas também porque a gente vai conhecer melhor a nossa comunidade. Sabemos que muitos professores têm iniciativas interessantes e um prêmio como esse vai nos revelar esses professores. Ainda que não venham a ser premiados, a indicação, a inscrição no prêmio, uma eventual menção honrosa já será suficiente para dar dimensão ao que é feito na Universidade”, complementa.

“Acima de tudo isso, é uma forma de a UnB ratificar o seu compromisso com a excelência no ensino superior e é uma das muitas ações que o DEG tem implementado no intuito de valorizar o ensino de graduação”, destaca.

Premiação foca soluções novas para problemas antigos, que se proponham a atingir metas específicas de aprendizagem em educação superior no nível de graduação, seja de melhoria do processo de aprendizagem dos alunos ou de indicadores de aprovação. Imagem: Reprodução DEG/UnB

Segundo o decano Diêgo Madureira, qualquer iniciativa que fuja dos padrões tradicionais de sala de aula são passíveis de indicação ao prêmio. “A criatividade não tem limites”, diz. Metodologias ativas, sala de aula invertida e uso de ferramentas TIC são algumas possibilidades de métodos inovadores na educação, cita.

“Até o uso do Moodle se fez de forma inovadora. Sabemos que temos professores hoje com canais em redes sociais, fazendo podcasts, vídeos públicos, são muitas as possibilidades. É difícil arriscar dar exemplos porque isso acaba restringindo um pouco e a gente sabe que está se fazendo de tudo na Universidade em termos de inovação no campo da educação”, comenta.

METODOLOGIAS INSPIRADORAS – Professor da Faculdade UnB Gama (FGA) Ricardo Fragelli, conhecido pelas inovações que tem promovido no ensino da matemática, avalia a iniciativa: "Sem dúvida, toda forma de homenagem ao trabalho docente é um prêmio para a humanidade".

"Quando um professor é premiado, todos os demais também o são. Este, em especial, que é uma ação de reconhecimento da própria Universidade é ainda mais importante, pois indica que o ensino é visto pela instituição!”, diz. “Além de oferecer luz ao trabalho dos colegas, o prêmio estimula novas ações inovadoras na Educação e toda a comunidade é beneficiada”, acrescenta.

Para o professor, uma metodologia de ensino inovadora é aquela que inspira, de um modo especial, todo o ecossistema de aprendizagem: estudantes, professores, técnicos e demais colaboradores. “Deve ser uma solução elegante para problemas antigos ou contemporâneos, nascida do olhar cuidadoso de educadores pulsantes. Não existe solução se o olhar do educador não for cativado a ver e reparar os problemas", analisa.

Professor da FGA Ricardo Fragelli desenvolveu diversos métodos inovadores no ensino da matemática. Foto: Arquivo Pessoal

É PRECISO OLHAR COM ATENÇÃO – "Alguns problemas são obviedades, tais como altos índices de reprovação e falta de engajamento. Outros são ocultos, tais como questões de ansiedade em provas escritas, de solidão na universidade e de autoisolamento. Soluções simples que trabalhem tais questões de forma humanizada e natural seriam certamente inovadoras”, sugere o docente.

Fragelli observa que uma metodologia inovadora também pode ser uma nova estratégia em consonância com os recursos tecnológicos mais modernos; uma forma simples de conectar pessoas; uma estratégia capaz de criar um ambiente que estimule a criatividade; uma ação em favor da aprendizagem significativa; atividades que aproximem a academia da comunidade ou uma forma de desenvolver o ser humano para além dos conteúdos programáticos.

AÇÕES PREMIADAS – Algumas metodologias desenvolvidas na UnB receberam prêmios nacionais e internacionais pelo caráter inovador, lembra o professor Fragelli. É exemplo o método Summaê, que recebeu o prêmio de criatividade Perestroika.

A técnica para o ensino de Derivadas, Rei e Rainha da Derivada inspirou ações em vários locais do país. Já Trezentos foi considerada a melhor metodologia de apoio ao aluno pelo Prêmio Santander Universidades e Guia do Estudante. Outra iniciativa laureada foi o Eight, que levou o primeiro lugar no Prêmio da Associação Brasileira de Mantenedores de Educação Superior.

OUTRAS INICIATIVAS – O docente cita outras metodologias inovadoras criadas por pessoas e instituições para além da UnB, como o Peer Instruction, do professor Eric Mazur, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Há também a metodologia utilizada pelos Doutores da Alegria, que é uma forma diferente de abordagem na área médica, e o projeto Mulheres Inspiradoras, da professora Gina Vieira, da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

>> UnB concede título de Honra ao Mérito à professora Gina Vieira, egressa da instituição

A lista de exemplos segue com metodologias que envolvam projetos, desafios e laboratórios de fabricação; e as metodologias utilizadas por escolas inovadoras, como a Escola da Ponte, lançada pelo professor José Pacheco com projetos iniciados com ações na comunidade.