![](/images/Noticias/2025/02-Fev/12fev2025_CLDF_15anosdeptoGestao_raquelaviani16.jpg)
O Departamento de Gestão de Políticas Públicas (GPP) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face/UnB) foi homenageado pelos seus 15 anos em uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O evento, realizado nessa quarta-feira (12) no Plenário da CLDF, reuniu docentes, discentes, egressos e representantes da comunidade. A iniciativa foi do deputado distrital Fábio Félix (Psol-DF).
Referência nacional na formação de profissionais para a administração pública, gestão social e desenvolvimento de políticas, o GPP tem formado especialistas que atuam no Estado, na academia, em organizações não governamentais e organismos internacionais, contribuindo para o fortalecimento das instituições democráticas.
Chefe do departamento, a docente Christiana Freitas destacou o papel pioneiro do curso. "Temos no DNA a luta pela democratização do conhecimento e inclusão social. Hoje, nossos egressos ocupam espaços estratégicos no governo, na sociedade civil e na academia, demonstrando a força do nosso trabalho", afirmou.
O deputado Fábio Félix ressaltou a importância do curso e a necessidade de uma maior integração entre o Legislativo e a Universidade. "A CLDF precisa fortalecer a UnB e cursos como o de Gestão de Políticas Públicas, fundamentais para o pensamento político do Brasil e do DF", disse. O parlamentar também defendeu a ampliação do quadro docente e o financiamento público da educação superior.
![](/images/Noticias/2025/02-Fev/12fev2025_CLDF_15anosdeptoGestao_raquelaviani123.jpg)
A professora Ana Paula Martins (Face/UnB) enfatizou o compromisso do GPP com uma abordagem crítica e transformadora das políticas públicas. "Buscamos superar uma visão tecnocrática da gestão, promovendo políticas que ampliem direitos e reduzam desigualdades. A UnB tem um papel histórico na formulação de uma educação necessária para o Brasil, como propôs Darcy Ribeiro", avaliou.
O discente Lucas Alipaz, presidente do Centro Acadêmico do GPP, reforçou o protagonismo do movimento estudantil na defesa de uma gestão pública democrática e inclusiva. "Nossa formação nos ensina a ocupar espaços de decisão. Gestão pública não trata apenas de recursos financeiros e materiais, mas também do patrimônio humano, da sustentabilidade e da renovação das políticas. O movimento estudantil é essencial nessa luta", afirmou.
Para Ricardo Fantacini, egresso do curso, a trajetória do GPP reflete um compromisso inabalável com a gestão pública eficiente e democrática. "Carregamos a responsabilidade de fortalecer a administração pública no Brasil, promovendo uma visão transversal, participativa e voltada ao interesse coletivo", disse. Ele também destacou o valor público como princípio essencial para a construção de políticas e serviços que atendam às necessidades da sociedade.
A sessão contou ainda com a presença da vice-presidente da Associação Nacional dos Profissionais do Campo de Públicas (Pro Pública), Nara Lis; do diretor de Acompanhamento e Integração Acadêmica da UnB (Daia/DEG), Alexandre Romariz (ENE/FT/UnB); e do representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Maktus Fabiano.