A Universidade de Brasília recebeu a delegação da Université Paris 8 para uma agenda dedicada ao fortalecimento da cooperação internacional entre as duas instituições. Participaram do encontro a reitora e o secretário de Assuntos Internacionais da UnB, Rozana Naves e Gladston Luiz da Silva, a representante do embaixador da França, Sophie Jacquel, e o reitor e o vice-reitor de Internacionalização da Paris 8, Arnaud Laimé e Arnaud Regnaud. Pesquisadores da UnB interessados em parcerias foram convidados e marcaram presença.
Durante a reunião, realizada no Auditório da Reitoria em 19 de novembro, equipes de gestão apresentaram iniciativas nas áreas de internacionalização, interdisciplinaridade, inclusão, multiculturalismo, desenvolvimento social e científico e eficiência institucional, todos temas que deverão orientar novos projetos conjuntos.
DESAFIOS – Para o reitor da Paris 8, o diálogo reforça o papel estratégico das universidades no cenário global. “A UnB é uma referência. Compartilhamos questionamentos sobre o papel das universidades no mundo e precisamos nos adaptar aos desafios atuais,” destacou Laimé. “Podemos iniciar uma análise conjunta sobre esse papel e construir políticas acadêmicas capazes de enfrentar os desafios de hoje e do futuro.”
A reitora Rozana Naves ressaltou o novo plano de internacionalização da UnB, que prioriza estágios de curta duração, expansão da mobilidade estudantil, inclusive em formato on-line, e o compartilhamento de experiências acadêmicas. “Desejamos aprofundar essa parceria em diferentes áreas e envolver a comunidade universitária de forma ampla. Os desafios atuais exigem redes colaborativas e uma visão globalizada dos impactos sociais que as universidades exercem em seus territórios”, completou.
INTERNACIONALIZAÇÃO – Rozana destacou ainda o avanço das relações acadêmicas entre Brasil e França e a ampliação das parcerias firmadas ao longo de 2024. Segundo ela, o ciclo de visitas institucionais ocorridas neste ano aprofundou o alinhamento entre as instituições.
“Renovamos acordos com a Paris 8 e firmamos novos, que colocam a UnB em posição estratégica no cenário internacional”, afirmou.
A reitora também reforçou a afinidade entre as duas instituições: “Compartilhamos compromissos sociais, uma visão decolonial, antirracista e inclusiva, além da vocação criativa e da ideia de universidade necessária, aquela que se integra efetivamente à sociedade”.
O encontro reafirma o compromisso da UnB com ações internacionais que valorizam a diversidade, fortalecem a pesquisa e consolidam o papel da Universidade como agente transformador no cenário global.
>> UnB tem papel de destaque na articulação de projetos da Temporada França-Brasil 2025
