INTERNACIONAL

Oportunidades de intercâmbio podem ser conferidas em aplicativo e na página da Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB

Estudantes de mais de 30 países participaram do 18º programa de verão da Universidade de Bucareste, na Romênia. Foto: Arquivo pessoal

 

Karen Reis (21) é estudante do 7º semestre de Biotecnologia (ICB) na UnB e conquistou uma bolsa integral para participar, entre 11 e 25 de agosto deste ano, do 18º programa de verão da Universidade de Bucareste, na Romênia. Ela foi um dos 50 selecionados entre mais de 6 mil candidatos de 40 países diferentes.

 

“Soube da oportunidade pesquisando por cursos no exterior na área de Bioeconomia. Sempre tive vontade de fazer intercâmbio”, conta Karen. Ao longo de duas semanas, ela foi provocada a resolver problemas econômicos e gerar negócios sustentáveis, sempre com o olhar voltado para a transformação digital.

A estudante de Biotecnologia Karen Reis (à esquerda) fala sobre o Brasil em palestra no curso de verão da Universidade de Bucareste. Foto: Arquivo pessoal

 

“O curso teve como tema a transformação digital de negócios sustentáveis e eu aprendi muito com grandes especialistas e com uma turma plural. Conheci estudantes de mais de 30 países. Isso mudou a forma como eu vejo meu futuro porque agora sonho mais com oportunidades de morar fora”, diz.

 

Palestras sobre temas variados, como geopolítica da transformação digital e inovação para negócios com dados, visitas a diferentes empresas e instituições, bem como estudos de casos fizeram parte da rotina diária.

 

“Visitamos as empresas Deloitte, P&G, UIpath, EY e duas outras instituições, a Bolsa de Valores de Bucareste e o Banco Nacional da Romênia”, lembra Karen. “Os estudos de caso eram momentos em que conhecíamos problemas pelos quais essas empresas passaram e aprendíamos com eles sobre como resolvê-los.”

 

Para quem tem interesse em participar de experiência semelhante, a estudante recomenda investir no currículo. “Eu diria que a construção de um currículo que tem um propósito sempre vai ser um diferencial”, acredita.

 

>> Leia também: Aplicativo facilita acesso a informações sobre convênios internacionais firmados pela UnB

 

Experiência anterior na busca de programas de estudos no exterior permitiu à estudante realizar o processo de inscrição para o curso na Romênia sem o auxílio da Universidade, mas interessados em intercâmbios semelhantes podem contar com a ajuda da Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB (INT).

 

A Assessoria possui uma página na internet onde são divulgadas diferentes oportunidades. Vagas também podem ser conferidas no aplicativo Instrumentos Internacionais UnB que é atualizado a cada novo acordo ou convênio assinado.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.