A Universidade de Brasília firmou parceria com duas entidades acadêmicas europeias: Universidade Kazimierz Wielki, da Polônia, e o Instituto Politécnico de Viseu, de Portugal. Os acordos buscam incentivar o intercâmbio de pesquisadores e iniciativas científicas. As assinaturas ocorreram nos dias 8 e 9 de abril, respectivamente, no Salão de Atos da Reitoria no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.
“Sob o olhar dos nossos fundadores Darcy Ribeiro, grande antropólogo, e Anísio Teixeira, nosso primeiro reitor, temos neste contexto a alegria de assinar esse acordo”, afirmou a reitora da UnB, Rozana Naves.
POLÔNIA — O acordo com a universidade polonesa visa a produção conjunta de publicações, conferências, pesquisas e seminários nas áreas de Estudos Culturais, Ciência da Literatura e Linguística. Com possibilidade de extensão para outros âmbitos das Ciências Humanas, o acordo inicial vale por cinco anos.
“A mobilidade é parte fundamental desse intercâmbio, tanto de alunos como professores. Esperamos receber docentes e discentes da Universidade Kazimierz Wielki e espero que nossos alunos também possam ter experiência de vivenciar o meio acadêmico de vocês”, afirmou o secretário de Assuntos Internacionais, Gladston da Silva.
A coordenadora do acordo pela Universidade de Kazimierz Wielki, Lidia Wisniewska, destacou a recepção calorosa que recebeu da UnB e expressou o desejo daquela entidade de aprofundar a parceria: “Acredito que, graças ao nosso acordo, o conhecimento recíproco será ampliado”.
Há seis meses na gestão da universidade polonesa, o reitor Bernard Mendlik afirmou estar orgulhoso de “que este primeiro contato [da gestão] pôde acontecer com a Universidade de Brasília”.
Mendlik ressaltou, ainda, as semelhanças entre as universidades, em especial, na música. “Ontem percebi que o Departamento de Música tem linhas de ensino e pesquisa muito parecidas com as nossas, repassei esta informação à Polônia, à minha universidade e os colegas da música já estão muito interessados na cooperação”.
PORTUGAL — O acordo firmado com o Instituto Politécnico de Viseu busca promover cooperação acadêmica na área da Saúde por meio de intercâmbio de discentes, docentes e pesquisadores e de publicações. Segundo o secretário de Assuntos Internacionais, a UnB tem 37 acordos vigentes com Portugal. A prática da relação entre entidades acadêmicas permitiu à estudante da UnB Rafaella Dusi realizar doutorado em Nutrição no Instituto Viseu, em 2025.
O presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José dos Santos, afirmou a importância da internacionalização e da parceria entre universidades: “O mundo está cada vez mais de portas abertas. Não podemos estar em uma redoma. Isso não leva a lugar nenhum e o conhecimento entre quatro paredes guerreia um com o outro”.
“Precisamos começar um debate para tornar o português uma língua de ciência. Essas cooperações favorecem muito essa possibilidade de acesso e de distribuição do material produzido em língua portuguesa”, frisou a reitora da UnB.
*estagiária em Jornalismo na Secom/UnB
