INTERNACIONALIZAÇÃO

Discentes formados na única escola pública bilíngue de Medelín, na Colômbia, estão matriculados nos cursos de Engenharia Civil e Medicina

O estudantes Samuel Mendes e Stephania Duque, na foto com a reitora Márcia Abrahão, vão estudar Engenharia Civil e Medicina, respectivamente. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Os estudantes colombianos Samuel Mendes e Stephania Duque chegaram à Universidade de Brasília na sexta-feira (4) e foram recebidos na segunda-feira (7) pela reitora Márcia Abrahão e pelo secretário de Assuntos Internacionais, Virgílio Almeida. Matriculados em Engenharia Civil e Medicina, respectivamente, os estudantes cursarão toda a graduação na UnB.

O acordo de cooperação entre a UnB e a Instituição Educativa República do Brasil, única escola pública bilíngue da Colômbia, foi firmado em março de 2024, após aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em sua 660ª reunião, realizada em 23 de novembro de 2023. “Estamos muito felizes em ver esse acordo se concretizar, possibilitando que os primeiros estudantes iniciem seus cursos. Iniciamos as tratativas durante a pandemia, e o processo passou por uma longa discussão e aprovação pelo Cepe”, relembrou a reitora.

O diretor da Instituição Educativa, David Alejandro Jaramillo, destacou a importância da cooperação para a Secretaria de Educação de Medelín e para a Colômbia. “Recebemos respostas muito rápidas da UnB. Sempre que solicitávamos um documento, devido à nossa inexperiência com esse tipo de cooperação, a Universidade nos atendia com agilidade, facilitando especialmente a obtenção do visto para o Samuel, que é menor de idade.”

APOIO – Como parte da cooperação com a Colômbia, os estudantes residem em apartamento da Colina, no campus Darcy Ribeiro, equipado com eletrodomésticos. “Esse acordo é inédito; nenhuma outra universidade no Brasil tem algo semelhante. Contamos com a iniciativa e o apoio do Consulado do Brasil em Medelín, na pessoa do Cônsul Sergio Escobar. Estamos fortalecendo cada vez mais a internacionalização da UnB, o que se reflete em nossos excelentes indicadores acadêmicos”, afirmou Virgílio Almeida.

Durante a recepção, a reitora Márcia Abrahão entregou o Manual do Estudante de Graduação e orientou os alunos a ficarem atentos aos editais de assistência estudantil, que oferecem oportunidades como a compra de computadores, isenção do Restaurante Universitário e auxílio para saúde mental, entre outros. “Nossos editais contribuem significativamente para a permanência dos estudantes, e vocês podem e devem participar”, incentivou.

O acordo de cooperação que entre a UnB e a Instituição Educativa República do Brasil, na Colômbia, é inédito entre as universidades brasileiras. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

EXPECTATIVAS – Samuel Mendes, de 17 anos, e Stephania Duque, de 18, nunca haviam viajado de avião antes. Esta é a primeira vez que os estudantes estão longe de seu país e de suas famílias, vivendo uma nova experiência. “É o início de um grande sonho”, compartilha Samuel Mendes, estudante de Engenharia Civil.

Ele conta que estudar na UnB tem elevado suas expectativas de crescimento. “Ter a oportunidade de sair da Colômbia e vir ao Brasil para conhecer e vivenciar sua cultura e diversidade tem ampliado minha visão de mundo. Além disso, estar aqui me dá a chance de demonstrar meu potencial, tanto como pessoa quanto como profissional”, afirma Samuel.

Embora um pouco nervosa com a mudança para o Brasil, a estudante de Medicina Stephania Duque está empolgada. “Estou conhecendo a Universidade, especialmente no que diz respeito ao meu curso. É muito gratificante estudar algo que amo, aprender sobre o corpo humano e me preparar para ajudar as pessoas. Espero adquirir todas as ferramentas e o conhecimento necessários para me tornar uma excelente profissional”, diz.

COOPERAÇÃO – A parceria com a escola pública de Medelín consiste na seleção dos melhores estudantes formados no ensino médio, uma menina e um menino, para cursarem a graduação na UnB. Os alunos escolhem os cursos que desejam, e os colegiados dos cursos da UnB decidem sobre a abertura de vagas extraordinárias.

Nos dois casos da dupla inaugural do acordo, as decisões dos colegiados da Engenharia Civil e da Medicina foram unânimes. O acordo prevê o intercâmbio de dois estudantes colombianos por ano na UnB. No segundo semestre de 2025, mais dois serão recebidos pela Universidade.