Com a regulamentação do sistema de cotas para pessoas com deficiência nas universidades e instituições federais de ensino, a questão da acessibilidade está cada vez mais presente nas políticas inclusivas. Foi essa preocupação que motivou a instalação de novos sanitários para pessoas com deficiência no Instituto Central de Ciências (ICC), no campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília.
O ICC, conhecido como Minhocão, tem cerca de 700 metros de comprimento e é a maior edificação do campus, por isso ganhou mais um banheiro público com toaletes adaptados. O espaço, que originalmente era uma sala de aula, foi escolhido para facilitar o acesso do usuário que transita pela ala norte do Instituto.
A inauguração foi realizada nesta terça-feira (27) e reuniu autoridades da UnB e representantes da comunidade acadêmica. “Mais do que uma obra, trata-se do reconhecimento das pessoas com deficiência e de dar condições para elas trabalharem e estudarem na Universidade”, expressou a reitora Márcia Abrahão.
Para a reitora, essa ação demonstra a preocupação com o bem-estar de todos, melhorando a qualidade dos espaços e a acessibilidade. “Já está em discussão no Conselho de Administração a Política de Acessibilidade, que deverá ser aprovada em breve”, lembrou. Além disso, ela também informou que está sendo estudada, junto com a Novacap, a possibilidade de colocação de mais rampas e calçadas acessíveis pelo campus.
Secretária de Infraestrutura (Infra), Helena Zanella contou que a demanda foi feita pela Coordenação de Apoio às Pessoas com Deficiência (PPNE). “Na Infra, nós temos muita dedicação, boa vontade e sensibilidade para atender a comunidade acadêmica”, sinalizou.
Coordenadora do PPNE, Thais Imperatori apontou que em pouco tempo houve muitos avanços, mas ainda há muitos desafios a serem superados: “Precisamos fortalecer ações de acessibilidade arquitetônica, urbanística, educacional e nas comunicações”.
Também participaram do evento representantes de decanatos, o prefeito da UnB Valdeci Reis, diretores de institutos e faculdades, e profissionais do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan).
EXECUÇÃO – Com uma área de 64 metros quadrados, o espaço conta com dois banheiros adaptados, um feminino e outro masculino, bem como toaletes de uso comum e um bebedouro. A execução do projeto levou alguns meses, e a obra, que teve custo total de R$ 209 mil, durou 60 dias corridos.
“Como foi feito por meio de RDC (Regime Diferenciado de Contratações Públicas), ganhou-se em celeridade e tempo de realização”, pontuou Zanella. Responsável pelo projeto inicial, o arquiteto do Ceplan, Julio Lavrador Andréo, explicou que o local não possuía as instalações hidráulicas e de rede de esgoto necessárias, por isso exigiu várias intervenções.
“Os sanitários para as pessoas com deficiência têm uma área própria, seguindo as normativas mais recentes de acessibilidade”, explicou. De acordo com o arquiteto, antes havia uma cabine específica dentro de banheiro comum. Dentre as melhorias, ele destaca o acesso direto, em que não há tráfego comum dentro de um sanitário e a maior liberdade que o uso exclusivo possibilita.
A largura da entrada do ambiente é ampla, o que permite a circulação dos portadores de cadeira de rodas, de pessoas com mobilidade reduzida ou outros tipos de deficiência. Além disso, o banheiro conta com botão de emergência, seguindo uma orientação das novas normas.
AVALIAÇÃO – A servidora técnico-administrativa do Decanato de Administração (DAF) Rosilene Rego Coelho é cadeirante e conferiu de perto o novo sanitário. “Achei excelente, tudo dentro dos padrões exigidos e foi possível notar um cuidado em todos os detalhes".
Essa também foi a opinião da estudante de Direito Milena da Silva: “Eu achei muito bom, especialmente esse botão para emergência, é muito interessante”. Para a sua mãe, Jocília da Silva Conceição, isso facilita para a pessoa que pode estar se sentindo mal ou precisar de ajuda.
Julio Andréo afirmou que o botão de emergência é uma orientação, não uma obrigatoriedade, mas que foi adotado para garantir mais segurança aos usuários.