SOLIDARIEDADE

Em parceria com a Universidade do Envelhecer, FAL direciona produção neste momento de pandemia do novo coronavírus

Famílias contempladas pela doação fruto da parceria entre FAL e UniSER. Fotos: Dayanne Timóteo/UniSER

Durante o isolamento social – ação para conter o contágio da Covid-19 –, dezenas de famílias em situação de vulnerabilidade do Distrito Federal vêm recebendo cestas básicas acrescidas de alimentos ricos em nutrientes cultivados na Fazenda Água Limpa (FAL), da Universidade de Brasília.

Trata-se de uma ação social desenvolvida pela FAL em conjunto com a Universidade do Envelhecer (UniSER), projeto de extensão da UnB. Retomada em março deste ano, devido às medidas protetivas para evitar o alastramento do novo coronavírus, a parceria contempla as famílias com banana e maracujá, cultivados sem agrotóxicos, além de mandioca, chuchu, rabanete, couve, cebolinha e rúcula.

As frutas são produzidas pelo setor de fruticultura da FAL, e as hortaliças (verduras e legumes) e a mandioca, pelo setor de olericultura/hortaliças.

“É uma satisfação muito grande estar sempre participando e podendo colaborar com alimentos de boa qualidade, tanto nutricional como fitossanitária. São realmente saudáveis e podem contribuir para uma alimentação mais rica em vitaminas, sais minerais, fibras, calorias, proteína. Esperamos que essas famílias possam sair logo dessa situação difícil de emergência”, afirma o professor titular e vice-diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da UnB, José Ricardo Peixoto.

Professores Dayanne Timóteo, da UniSER, e José Ricardo Peixoto, da FAV, com as futuras doações. Foto: arquivo pessoal/Dayanne Timóteo

Segundo ele, as colheitas são feitas manualmente na véspera da entrega e com todos os cuidados de higiene e segurança recomendados no momento. O número de pessoas envolvidas é variável. Além do docente, também participam estudantes de graduação e pós-graduação, funcionários da própria FAL e membros da comunidade.

“Eu e os estudantes ajudamos e a colher e a avaliar os alimentos. Primeiro verificamos a parte ergonômica, peso, se há presença de doenças e pragas, depois classificamos e passamos para os funcionários parte da colheita", conta Peixoto.

"A comunidade participa na busca dos alimentos e na distribuição, feita junto com uma cesta de não perecíveis, que realmente tem muito carboidrato. Assim, essa cesta com frutas e hortaliças melhora bem o valor nutricional com vitaminas, sais minerais e proteína”, reforça.

A professora representante da UniSER, Dayanne Timóteo, explica que as primeiras famílias receptoras das doações eram da própria Universidade do Envelhecer, e também, indicadas pelo projeto. A intenção é ampliar os destinatários durante o período da pandemia do novo coronavírus.

“As famílias são contempladas apenas uma vez, para que outras possam receber também. Nos sentimos privilegiados em poder contribuir. É sempre bom servir ao próximo! Se cada um de nós se dedicar um pouquinho ao outro, podemos atravessar essa pandemia de forma mais leve”, acredita Dayanne. “Agradecemos aos professores da UnB por terem esse olhar humanizado”, completa.

PARCERIA – A atuação conjunta entre FAL e UniSER tem cerca de dois anos. Em 2019, idosos das turmas da Universidade do Envelhecer foram à Fazenda Água Limpa para conhecer o pomar de 2,5 hectares e quatro variedades de banana. Eles já participavam de oficinas, principalmente de treinamento prático de preparo de inúmeros pratos, utilizando a banana oriunda de doações da FAL como matéria-prima.

Voluntários separam alimentos que serão entregues a famílias em vulnerabilidade socioeconômica do DF. Foto: arquivo pessoal/Dayanne Timóteo

“Nessa ocasião, ministrei uma aula prática sobre a produção de bananas em seis ensaios experimentais e sem uso de agrotóxicos, cujo projeto é financiado pela FAP-DF”, lembra o professor.

Em março de 2020, a UniSer fez novamente contato com os docentes da UnB e solicitou doações de alimentos produzidos pela FAL para complementar as cestas básicas ofertadas às pessoas em vulnerabilidade econômica, especialmente com a ocorrência da pandemia da Covid-19.

“Assim, retornamos as doações semanais, agora incluindo maior diversidade e também maior quantidade de cada alimento”, pontua Peixoto.

UniSER – A Universidade do Envelhecer é um programa de extensão da Universidade de Brasília que forma pessoas da terceira idade no curso gratuito de Educador Político Social em Gerontologia – mais de 600 idosos de Brasília já passaram por ali em cinco anos. Com o objetivo de contribuir para que esse público enfrente da melhor forma possível a pandemia, foi lançado o Projeto Ação: O contributo da UniSer em tempos de pandemia.

O projeto possui três ações educativas desenvolvidas por meio das tecnologias digitais para minimizar os possíveis efeitos negativos do isolamento social. Dentre as ações estão previstas aulas on-line com temas diversos e bate-papo interativo entre professores e alunos, postagem de material informativo em redes sociais, disponibilização de cartilha digital educativa, que abordará, de forma lúdica e leve, hábitos saudáveis e a forma correta de enfrentar a pandemia. O material estará disponível não só para os idosos da UniSER, como também para quaisquer interessados da sociedade.

>> Pesquisadores da UnB instruem públicos específicos sobre prevenção ao novo coronavírus

>> Iniciativa da UnB cria site e aplicativo para facilitar doações no Distrito Federal

>> Pesquisadores da UnB irão testar eficácia da cloroquina no tratamento da Covid-19

>> Dasu/DAC oferece atividades para promoção de saúde e bem-estar durante isolamento social