SOLIDARIEDADE

Queda de donativos a instituições filantrópicas após surgimento da Covid-19 levou professores da FGA e equipe a desenvolver as ferramentas

 

Um site e um aplicativo gratuitos prometem facilitar o fluxo de doações no Distrito Federal. Ambos têm o objetivo de reunir, em um único local, doadores e entidades filantrópicas para que possam rapidamente se encontrar e se apoiar mutuamente.

 

As ferramentas foram desenvolvidas por uma equipe de 16 pessoas – professores da Faculdade UnB Gama (FGA), ex-alunos do curso de Engenharia de Software da Universidade e outros profissionais do mercado, além da empresa Main Class e da Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude (VIJ) do Distrito Federal.

Aplicativo será direcionado a doadores e entidades filantrópicas. Foto: divulgação/Doarti

 

De acordo com George Marsicano, docente da FGA que coordena o projeto denominado Doarti, a ideia é facilitar e potencializar a relação entre sociedade e entidades filantrópicas, formais ou não, além de ajudar a dar maior visibilidade às ações de doação.

 

“Conversando com diversas pessoas que atuam com doações, percebemos que várias delas não possuem CNPJ, como, por exemplo, grupos de pastorais e de voluntários de centros espíritas. Elas estão ligadas a alguma entidade formal, mas o grupo, em si, não é formal. E existem várias outras situações”, explica Marsicano.

 

Para evitar que instituições falsas se aproveitem da iniciativa, o projeto prevê algumas medidas. Primeiro, estão estabelecendo critérios, com o apoio da Vara da Infância e da Juventude, para comprovar a existência e a atuação real da entidade em questão. Ademais, pretendem verificar a chancela da VIJ quanto a várias entidades de acolhimento que já são formalmente acompanhadas pelo órgão. Por fim, algumas pessoas da equipe do Doarti serão responsáveis pela verificação das informações prestadas pelas entidades que se cadastrarem.

 

“Ressalto que qualquer entidade beneficente poderá se cadastrar, mas caso não preencha os requisitos necessários, não será ativada no app”, esclarece o coordenador do projeto.

 

FUNCIONAMENTO – Neste primeiro momento, site e aplicativo permitirão doações de produtos, como alimentos, materiais de limpeza e higiene, roupas (novas ou usadas). Em uma próxima versão, ambos poderão abarcar ainda a doação em dinheiro.

 

“Atualmente, existem duas situações básicas. Na primeira, a pessoa quer fazer uma doação e ela mesma vai levar seus produtos até a entidade. Nesse caso, ela vai utilizar o app simplesmente para achar quem está precisando do produto que ele quer doar. Na segunda situação, a pessoa quer doar e precisa de alguém para buscar o produto em sua residência, ou outro local. Nesse caso, depois de encontrada e selecionada a entidade para a qual se deseja doar, a pessoa vai cadastrar a sua doação no app (quantidade, tipo, etc)."

 

"O app envia uma notificação para a entidade informando que há uma nova doação disponível. Ela se organiza para fazer a retirada, e por fim, registra no app a doação concretizada. Com isso, doador e entidade passam a ver suas doações feitas, recebidas ou em situação 'aguardando retirada'”, detalha Marsicano.

 

COVID-19 E VOLUNTARIADO – A iniciativa foi pensada por George Marsicano após constatar que houve grande queda nas ações de doação no Distrito Federal, com o surgimento do novo coronavírus.

 

“Os meios de comunicação noticiaram que as entidades beneficentes tiveram um decréscimo de quase 80% em suas doações. Além disso, vimos que as várias ações (campanhas) que existem na cidade, estão pulverizadas e em meios digitais distintos, o que, por vezes, dificulta ao potencial doador encontrar uma ação de doação que esteja perto dele ou que esteja recebendo algum produto que ele possui disponível em sua casa. Com isso, doadores e entidades não se encontram”, conta o professor.

Equipe totalmente voluntária desenvolve ferramentas que facilitam doações no DF. Foto: divulgação/Doarti

 

Marsicano sente-se orgulhoso do projeto desenvolvido pela equipe sem custo algum tanto para a Universidade como para a sociedade.

 

“Como cidadão, e ainda mais como servidor público, não me vejo fazendo outra coisa, se não contribuindo de alguma forma para a sociedade com o conhecimento que tenho. Ainda mais nesse momento de Covid-19. Além disso, tenho felicidade e gratidão gigantesca por estar em condições de fazer isso ao lado de pessoas tão especiais, quanto ex-alunos, professores e pessoas da iniciativa privada. Sem eles, isso não seria possível.”

 

Sentimento semelhante é compartilhado pela egressa do curso de Engenharia de Software da UnB Keli Cristina Borges. Ela se formou em 2017 – foi orientada por Marsicano – e está na equipe do projeto Doarti desde o princípio.

 

“A nossa motivação é poder fazer a diferença para um maior número possível de pessoas. Está sendo gratificante como profissional e como pessoa poder contribuir com o que sabemos e temos disponibilidade para fazer, buscando melhorar a vida de pessoas menos favorecidas ou, pelo menos, trazer um pouco mais de esperança para estas pessoas”, conta ela, que hoje é gerente de projetos em uma empresa de comunicação digital.

 

“É gratificante porque mostra que o nosso período acadêmico é muito mais do que uma sala de aula. A Universidade nos abre possibilidades de sermos bons profissionais e também cidadãos conscientes e comprometidos”, acrescenta Keli.

 

COMPLEMENTARIDADE – Aplicativo e site serão complementares um ao outro. O primeiro será direcionado a doadores e entidades. O segundo, a entidades.

 

Na primeira versão do app Doarti, estarão disponíveis funcionalidades como cadastro de doadores, consulta de entidades que possuem ações de doações ativas, envio de notificação aos doadores sempre que uma nova ação for registrada, tipos de doações a serem feitas, controle de entrega e recebimento de doações, entre outras. O app, com lançamento previsto para 27 de abril, poderá ser baixado na Play Store e na Apple Store.

 

No site estarão todas as informações e critérios que as entidades deverão cumprir para participarem dessa iniciativa, assim como a funcionalidade cadastro e atualização dos dados. Além disso, a página terá os dados da equipe envolvida no projeto, notícias e outras informações pertinentes. O lançamento desta ferramenta está previsto para esta terça-feira (21). 

  

Leia mais:

>> Pesquisadores da UnB irão testar eficácia da cloroquina no tratamento da Covid-19

>> Dasu/DAC oferece atividades para promoção de saúde e bem-estar durante isolamento social

>> Professores do Instituto de Ciências Biológicas (IB) são os primeiros no DF a sequenciar genoma do coronavírus

>> UnB garante auxílios a estudantes de baixa renda durante pandemia da Covid-19

>> Profissionais da UnB reforçam cuidados com saúde mental durante pandemia de coronavírus

>> Nota do DAC sobre medidas adicionais além do auxílio alimentação emergencial

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.