UnB CONTRA A COVID-19

Recursos da FAP-DF vão custear parte dos projetos. Universidade ainda busca apoio financeiro junto a outras instituições

Edital aprovou 115 projetos de combate à Covid-19 desenvolvidos pela UnB. Foto: André Gomes / Secom UnB

Cento e quinze projetos com foco no combate à Covid-19 foram aprovados em chamada realizada pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), Decanato de Extensão (DEX) e pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19 (CPIE) da Universidade de Brasília. Entre os aprovados, projetos com objetivos diversos, como produção de álcool em gel, estudo para avaliar eficácia e segurança do difosfato de cloroquina no tratamento de pacientes e desenvolvimento de máscara e luvas úmidas de proteção, além de iniciativas na área de comunicação e educação, por exemplo.

>> Projetos da UnB recebem R$ 6,5 milhões para combate ao coronavírus

Uma das propostas aprovadas na chamada foi a do projeto para desenvolvimento de máscaras e luvas úmidas de proteção. A máscara funcionaria em duas camadas. A primeira seria atoalhada envolvida em um líquido com substância detergente, que ao entrar em contato com o vírus, o destrói.

Projeto do professor Floriano Pastore para desenvolver luvas e máscaras úmidas foi aprovado em chamada. Foto: Reprodução/UnBTV

“O vírus encosta em uma das tramas da toalha e morre em contato com o detergente e não passa para a segunda camada da máscara, com isso, teremos uma proteção para o indivíduo que estará utilizando a máscara”, explica o autor da projeto, professor do Instituto de Química (IQ) e coordenador da Divisão de Química Tecnológica, Floriano Pastore.

O docente destaca que estes equipamentos não são destinados para utilização em ambientes hospitalares, mas, sim, para uso da população em geral. A expectativa é que os protótipos estejam prontos em até três semanas. “Nós não temos tempo. Não podemos pensar em desenvolver estudos para trazer o produto dentro de seis meses”, explica.

CONTRA O TEMPO — A chamada de projetos recebeu inscrições até o dia 30 de março, e o resultado final foi publicado em apenas quatro dias, com uma força-tarefa de mobilização da equipe de avaliação de projetos, levando em consideração a urgência da pandemia.

“Tivemos uma excelente resposta da comunidade a essa chamada pública, com 115 projetos aprovados, todos de alta qualidade, das mais diversas áreas de conhecimento. O edital também ajuda a dar transparência e institucionalidade às ações da UnB, que ocorrem de maneira coordenada”, comemora a reitora Márcia Abrahão.

FINANCIAMENTO — Uma parceria firmada entre a Universidade de Brasília, a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) vai destinar R$ 30 milhões para projetos de combate à Covid-19 desenvolvidos pela UnB.

“Esta é uma parceria estratégica, que queremos ampliar cada vez mais, considerando todas as contribuições que a UnB pode aportar neste momento e nos períodos difíceis que ainda virão”, explica a decana de Pesquisa e Inovação substituta, Cláudia Amorim.

Os projetos contemplados na chamada somam em torno de R$ 70 milhões. Por isso, ainda é necessário conseguir recursos de outras fontes. “Agora, além de utilizarmos os recursos da FAP-DF, vamos buscar o apoio de parlamentares, empresas e outros órgãos, para viabilizarmos todas as iniciativas, de grande importância para a sociedade neste momento”, destaca Márcia Abrahão.

Uma das possibilidades de financiamento pode surgir a partir da próxima semana, quando o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deve lançar a Chamada Pública Nacional de Pesquisa em Saúde sobre o Coronavírus. A iniciativa do governo federal vai financiar pesquisas sobre novos métodos de diagnóstico, tratamento e interrupção da transmissão do vírus no país. Serão destinados R$ 50 milhões pelos Ministérios da Saúde (MS); e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). Podem participar pesquisadores vinculados a instituições científicas, tecnológicas ou de inovação tanto públicas quanto privadas. Saiba mais

UnB EM AÇÃO — O Comitê de Pesquisa e Inovação de Combate à Covid-19 (CPIE) foi criado em março, com objetivo de planejar, sistematizar e buscar viabilizar a execução de ações institucionais de pesquisa e inovação, visando o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

As ações do CPIE se dão em consonância com as orientações do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (COES) da UnB. A atuação ocorre por meio de indução de projetos, a partir da análise de propostas provenientes das unidades acadêmicas e administrativas.

>> Projetos da UnB recebem R$ 6,5 milhões para combate ao coronavírus

>> HUB e UnB produzem máscaras cirúrgicas

>> UnB distribui álcool em gel de fabricação própria pelos campi

>> Chamada busca projetos e ações para combate à Covid-19