NOVIDADE

Edital agora abarca monografias produzidas em cursos de lato sensu e trabalhos sobre os 60 anos da instituição. Servidores técnicos também terão homenagem

Prêmio UnB de Pós-Graduação traz reconhecimento já tradicional na instituição com inovações e ampliações. Arte: Francisco George Lopes/Secom UnB

 

Nem só de teses e dissertações é feita a pós-graduação da Universidade de Brasília. Por isso, com o intuito de valorizar essa produção acadêmica de maneira completa, o Prêmio UnB de Dissertação e Tese passa a se chamar Prêmio UnB de Pós-Graduação.


Agora, além das categorias já existentes anteriormente, também serão agraciadas monografias defendidas em cursos de especialização lato sensu. Haverá ainda uma homenagem especial para os trabalhos de programas de pós-graduação stricto sensu que versarem especificamente sobre o tema UnB 60 Anos.

 

>> Acesse aqui o Edital DPG Nº 0007/2022 - Prêmio UnB de Pós-Graduação


“O Prêmio UnB de Pós-Graduação busca coroar a excelência da produção acadêmica de nossos programas de pós-graduação stricto sensu e cursos lato sensu, dando visibilidade a trabalhos das mais diversas áreas. Ao incluir também as monografias de especialização, estamos demonstrando que a qualidade acadêmica da UnB é integral, abrangendo todos os níveis e modalidades”, explica o decano de Pós-Graduação da UnB, Lucio Rennó.


“O prêmio vem como um desafio tanto para os programas de pós-graduação stricto sensu como para os cursos lato sensu que são vinculados a esses programas e que com eles também estabelecem um diálogo importante, tanto em relação à pesquisa quanto em relação às demais dimensões”, avalia o coordenador de Cursos de Lato Sensu do Decanato de Pós-Graduação (DPG), Jacson Raymundo.


Neste edital há, portanto, seis categorias presentes: Prêmio UnB de Dissertação; Prêmio UnB de Tese; Grande Prêmio UnB de Tese; Prêmio UnB de Monografias de Cursos Lato Sensu; Prêmio UnB 60 Anos; Prêmio Técnicos na Ciência.


No caso das monografias, dissertações e teses, é preciso que tenham sido defendidas em 2020 ou 2021, e tenham sido indicadas pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) ou pela coordenação do curso de especialização a que são vinculadas na UnB.


Já os trabalhos cujo tema seja ligado a aspectos diretamente relacionados à Universidade de Brasília, para concorrer na categoria UnB 60 Anos, devem ter sido defendidos entre 2020 e 2022, até a data de publicação do edital da premiação – ou seja, 7 de julho.


Todos as obras inscritas devem estar disponíveis na Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da UnB, quando for monografia.


“Nos prêmios de Dissertação e de Tese, quem faz a escolha são os PPGs, então não pode um aluno se candidatar individualmente, enquanto no Prêmio Técnicos na Ciência e no Prêmio UnB 60 Anos é uma decisão do discente se inscrever”, esclarece Jacson Raymundo.


Os critérios de premiação, em todas as categorias, considerarão a originalidade do trabalho, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação, e o valor agregado ao sistema educacional.

Cronograma de atividades do edital do Prêmio de Pós-Graduação. Arte: Francisco George Lopes/Secom UnB


AGRACIADOS – Os autores, orientadores e coorientadores que ganharem os prêmios UnB de Dissertação e de Tese, Grande Prêmio UnB de Tese, Prêmio UnB de Monografias de Cursos Lato Sensu, Prêmio UnB 60 Anos e Prêmio Técnicos na Ciência, bem como os programas ou cursos em que foram defendidos os trabalhos, receberão certificados de premiação.


Em cada categoria, será escolhido um vencedor e até duas menções honrosas, exceto no Grande Prêmio de Tese, que selecionará apenas três trabalhos – o melhor de Ciências da Vida; de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, e de Humanidades.


Os ganhadores do Grande Prêmio serão conhecidos somente na cerimônia coletiva de premiação, que está prevista para novembro próximo, em data ainda a ser definida.


INSCRIÇÕES – Cada programa de mestrado e doutorado deverá instituir uma comissão de avaliação, que será responsável por selecionar para indicação apenas uma dissertação e tese do PPG para cada ano (2020 e 2021); as coordenações dos cursos de especialização poderão instituir comissão de avaliação para indicar a monografia selecionada.


Todas as escolhas devem ser justificadas e os autores dos trabalhos devem assinar declaração em que concordam com a participação.


As inscrições para os prêmios Técnicos na Ciência (teses e dissertações defendidas em 2020 ou 2021) e UnB 60 Anos deverão ser feitas até 15 de agosto diretamente pelo autor ou autora – via SEI, no primeiro caso, e por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no segundo.


A publicação dos resultados de todas as categorias, exceto do Grande Prêmio de Tese, está prevista para 14 de outubro.


De acordo com o edital, um mesmo trabalho pode concorrer, simultaneamente, aos prêmios UnB de Dissertação ou de Tese e aos prêmios UnB 60 Anos e Técnicos na Ciência, desde que obedecidas as regras de cada certame.

 

Leia mais:

Universidade vai premiar trabalhos de pós-graduação produzidos na instituição

Premiação destaca melhores dissertações e teses da UnB

 

 

Leia também:

>> Reitora e decano de Graduação participam de encontro com estudantes

>> Faculdade UnB Planaltina recebe melhoria em infraestrutura

>> Panoramas da covid-19 são destaques da programação da 74ª Reunião Anual da SBPC

>> Reunião Anual da SBPC traz cinco exposições sobre ciência para a UnB

>> UnB volta a divulgar resultados do PAS presencialmente

>> Matemático de Cambridge receberá título de Professor Honoris Causa

>> Desenvolvida pela UnB, Midiateca Capixaba é inaugurada no Espírito Santo

>> Projeto oferta aulas gratuitas de jiu-jitsu na Faculdade UnB Ceilândia

>> Pós-graduação stricto sensu será integrada ao Sigaa

>> Reitora é homenageada no Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

>> SBPC Jovem aposta na interatividade para atrair estudantes e famílias à ciência

>> Congresso na Unifesp debate legado de Darcy Ribeiro

>> Servidora Francisca das Chagas recebe Mérito Universitário

>> Matrículas abertas para os webminicursos da 74ª Reunião Anual da SBPC

>> UnB capacita agentes de segurança dos quatro campi

>> Publicado edital para dupla diplomação e mudança de curso

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.