MÉRITO

Com duas categorias inéditas, edição de 2020 teve participação expressiva da comunidade acadêmica. Entrega dos títulos ocorreu em cerimônia on-line

A decana de Pós-Graduação, Adalene Moreira, abriu o evento. À direita, Marx Menezes, agraciado com o Grande Prêmio UnB de Tese em Ciências Humanas. Imagem: Reprodução

 

O encontro foi virtual, mas os sentimentos de gratidão e orgulho ultrapassaram o distanciamento social e expressaram a emoção dos participantes da cerimônia do Prêmio UnB de Dissertação e Tese. Além dos prêmios já tradicionais para trabalhos de pós-graduação stricto sensu das nove grandes áreas e do Grande Prêmio UnB de Tese, também foram contempladas duas novas modalidades: o Prêmio Brasília 60 Anos e o Prêmio Técnicos na Ciência.

 

Iniciativa do Decanato de Pós-Graduação (DPG), a premiação foi transmitida ao vivo, nesta quarta-feira (21), pelo canal da UnBTV no YouTube. Nesta edição, foram avaliadas mais de 200 dissertações e teses de distinta relevância acadêmica, defendidas entre 2018 e 2020. Ao todo, 44 trabalhos receberam menção honrosa e 22 foram premiados, sendo que três pesquisas de doutorado também receberam o Grande Prêmio UnB de Tese, com base nos três colégios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

>> Confira a lista completa dos 18 ganhadores do Prêmio UnB de Dissertação e Tese

 

A dupla homenagem gerou muito entusiasmo em Marx Menezes, doutor em Artes Visuais e autor da melhor tese da UnB em Ciências Humanas, ADp: Framework de audiodescrição poética. A pesquisa sobre acessibilidade e tecnologia assistiva já deu origem a startup, divulgada no site da UnB em 2019, quando estava incubada no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

 

"Quero agradecer a todos da Universidade e todos os envolvidos nessa conquista, especialmente a professora Virgínia. Não tenho palavras para expressar, mas deixo o endereço da startup voltada para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual: cinemacego.com. Lá, é possível ter uma noção do resultado efetivo de todo esse trabalho", informou Menezes.

 

Para a orientadora da tese, a professora do Departamento de Design Virgínia Souto, o principal mérito do estudo, o qual integrou os deficientes visuais em várias etapas empíricas, é sua relevância social. "O prêmio é também dedicado a toda equipe do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, que vem sempre buscando a excelência em pesquisa", ressaltou.

Três teses também foram reconhecidas por terem se destacado em seu colégio. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

Orientador da dissertação premiada na área de Ciências da Saúde, o professor Rodrigo Luiz Carregaro considera que a conquista será também um marco para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação. "Trata-se de um programa novo, com grande potencial de atender a demanda reprimida dos profissionais da área de terapia ocupacional no Centro-Oeste", observou.

 

Tendo como foco a dor lombar, a investigação teve parceira do setor de Fisioterapia da Clínica de Reabilitação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (DF). A mestre em Ciências da Reabilitação Taise Angeli considera que o mestrado foi um desafio pessoal e profissional: "já vinha de 14 anos de prática clínica. Mergulhar no mundo da pesquisa científica foi algo novo para mim".

Clique na imagem para conferir os detalhes de todos os contemplados. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

"O resultado é fruto do empenho de 11 comissões compostas por docentes e técnicos administrativos, que se reuniram para avaliar os trabalhos apresentados considerando a originalidade; a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação; e o valor agregado ao sistema educacional. Os relatos são fantásticos e revelam a pujança e a excelência da produção acadêmica desenvolvida nos programas de pós-graduação da UnB ", expressou a decana de Pós-Graduação, Adalene Moreira.

 

BRASÍLIA 60 ANOS – Como a campanha institucional deste ano, UnB no coração de Brasília, faz referência à celebração de aniversário da capital federal, a edição de 2020 da premiação do DPG contou com categoria exclusiva para homenagear Brasília. Dos 49 trabalhos inscritos, foram destacados seis que tinham como tema o Distrito Federal e Entorno: dois com premiações de melhor tese e melhor dissertação e quatro com menções honrosas.

Categoria inédita foi criada em consonância à celebração dos 60 anos da capital federal. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

Brasília, sua gente, seus sotaques: difusão candanga e focalização brasiliense na capital federal foi a dissertação vencedora desta modalidade. "Viva as pesquisas sobre Brasília, sua gente e seus sotaques; viva Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira; viva Honestino Guimarães; viva os candangos e as candangas que alicerçaram tudo para que um dia uma cerimônia como essa fosse possível", celebrou o mestre em Linguística, Newton Lima Neto. 

 

O agraciado também agradeceu aos avós pelo sangue nordestino que vingou no Cerrado e a família por todo investimento. Em sua opinião, fazer pesquisa no Brasil é ainda uma atividade muito difícil, por vezes solitária e penosa. "Então receber esse prêmio em tempos de pós-verdade é uma honra muito grande, principalmente porque ele vem de uma comissão multidisciplinar", assegurou.

 

TÉCNICOS NA CIÊNCIA – Outra novidade foi o Prêmio Técnicos na Ciência, que contemplou dissertações e teses defendidas por técnicos administrativos do quadro permanente da Fundação Universidade de Brasília (FUB). Também nesta categoria foram selecionados seis trabalhos, sendo quatro menções honrosas e duas premiações.

Premiação voltada a servidores técnico-administrativos é novidade desta edição. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

Psicóloga escolar da Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (CoEduca), vinculada à Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC), Julia Chagas foi a ganhadora de melhor tese nessa modalidade. "Agradeço imensamente a UnB pela autorização para fazer a pesquisa sobre a própria instituição. Dedico esse prêmio às pessoas que participaram e nos agraciaram com seus depoimentos, histórias e reflexões, e também à equipe que atua comigo", frisou.

 

Segundo a orientadora do trabalho e professora do Instituto de Psicologia (IP), Regina Lucia Pedroza, a tese Atuação da Psicologia Escolar Frente à Patologização e Medicalização da Educação Superior vai além da importância acadêmica, pois também conta a história da psicologia escolar na UnB: "Há muitas entrevistas com pessoas que criaram esse serviço, que também se confunde com a própria história da instituição".

 

Leia também:

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> A teoria vivida: antropóloga Mariza Peirano torna-se professora emérita da UnB

>> UnB e Hospital Universitário realizam curso de formação para médicos da Nicarágua

>> 23ª edição do Boletim Coes apresenta dados atualizados sobre impactos da pandemia

>> Procuradora federal Soraya Marciano é agraciada com Mérito Universitário pela UnB

>> Estudo da UnB busca caracterizar percepções sobre sofrimento psíquico decorrente da pandemia

>> Pesquisa busca entender ressignificações de mundo geradas pela pandemia entre a comunidade acadêmica

>> UnB se une a projeto para a inclusão de pessoas com deficiência

>> Pesquisa conduzida pela UnB analisa manifestações orais relacionadas à covid-19

>> Instrução normativa regulamenta a prestação de serviços de laboratórios da UnB a clientes externos

>> Pesquisa pretende identificar impacto da pandemia entre mulheres no DF

>> Projeto propõe alternativas para auxiliar docentes da rede pública do DF no ensino remoto emergencial

>> Pesquisa mapeia práticas de enfermagem na Atenção Primária à Saúde

>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.