ESTÁ CHEGANDO!

Atividades debaterão caminhos do Brasil para o desenvolvimento de novos produtos, nas políticas estaduais e federais e o papel inovador das universidades

Programação da SBPC reúne painéis, mesas-redondas e conferências voltadas à temática de ciência e inovação no Brasil. Foto: André Gomes/Secom UnB

A 74ª Reunião Anual da SBPC trará em sua uma programação uma série de debates sobre ciência e inovação. As atividades especiais começarão na segunda-feira (25), com o painel Os Caminhos da Inovação no Brasil, coordenado pelo grupo de inovação da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontecerá das 16h às 18h.

Na terça-feira (26), três debates vão focar em diferentes caminhos para a expansão da inovação no país. As mesas-redondas Fronteiras da inovação: desafios para o desenvolvimento de novos produtos e Grandes projetos de cooperação internacional da ciência brasileira ocorrerão simultaneamente, a partir das 13h. A programação do dia se encerrará com o debate Os desafios dos sistemas estaduais de CT&I, às 16h.

Já na quarta-feira (27), as reflexões serão sobre o financiamento da inovação, começando com a mesa-redonda Desburocratização na aquisição de insumos para a Ciência: um desafio atual para o País, às 14h. Dois painéis serão apresentados simultaneamente: Caminhos para transferência de tecnologia e geração de inovação e riqueza no Brasil no século XXI e O papel das compras públicas no financiamento da CT&I, a partir das 16h.

Encerrando a semana, na quinta-feira (28), acontecerá a mesa-redonda Ciência e Tecnologia, Inovação e Soberania, das 13h às 15h30. E na sexta-feira (29), os debates chegam às instituições de ensino, com o tema O papel da inovação nas universidades brasileiras, que ocorrerá a partir das 18h.

>> Confira a programação por temas

REFLEXÕES SOBRE INTERNET E AGRICULTURA – Além das reflexões sobre caminhos para a inovação no país, a 74ª Reunião Anual também fará recortes temáticos de cenários onde é preciso inovar. Um dos destaques são as reflexões acerca da internet no Brasil, que começarão na terça-feira (26), com o painel Internet no Brasil: desafios para e políticas públicas, às 16h, e se encerrarão quarta-feira (27), às 9h, com a conferência 30 anos de Internet no Brasil, uma apresentação da diretora da SBPC e professora da Universidade Federal de Campina Grande, Francilene Procópio Garcia.

Outra área importante da inovação que será debatida é a agricultura sustentável. A programação temática começará na segunda-feira (25) com a mesa-redonda Agricultura Sustentável: uma transição necessária, às 13h. Já na quarta-feira (27), duas conferências serão realizadas simultaneamente, às 9h: o professor Brenno Amaro da Silveira Neto, do Instituto de Química da Universidade de Brasília, falará sobre a nanotecnologia como caminho sustentável para a agricultura, e a bióloga Maria de Fátima Grossi de Sá, da Embrapa, abordará o papel de ativos biotecnológicos para o controle de pragas.

SEGMENTOS DA INOVAÇÃO GANHAM FORÇA – Segmentos diversos da inovação também terão vez na programação da 74ª Reunião Anual. Na segunda-feira (25), a partir das 16h, as reflexões serão sobre a falta de semicondutores e de oportunidades. Já na terça (26), três novos temas desse universo serão foco de mesas-redondas e painéis: a política para radiofármacos no Brasil, às 13h; as contribuições da química para o desenvolvimento sustentável do país, às 14h; e o reaproveitamento de resíduos de bituca de cigarro, às 16h.

Na quinta-feira (28), o geofísico Paulo Johann, da Petrobrás, realizará a conferência Pesquisa e Inovação em Geofísica no contexto de energias sustentáveis, a partir das 9h. Encerrando os debates segmentados sobre inovação, duas atrações na sexta-feira (29): a mesa-redonda Emergência radiológicas: um sistema de resposta para acompanhamento de radioacidentados, às 14h, e o painel Metodologias e aplicações avançadas de inteligência artificial, às 16h.

Confira os preparativos para a Reunião Anual da SBPC: