RECONHECIMENTO

Homenageado trilhou carreira de destaque para a pesquisa desenvolvida pela UnB. Solenidade ocorreu nesta quarta (12), no auditório da Reitoria

A trajetória profissional do homenageado foi marcada por excelência, profissionalismo e parceria. O título de Mérito Universitário consolida o reconhecimento da Universidade pela contribuição de Antônio Mendes de Carvalho. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

O servidor técnico-administrativo Antônio Mendes de Carvalho foi homenageado com o título de Mérito Universitário nesta quarta (12). A solenidade que contou com a presença de colegas, amigos e familiares ocorreu no auditório da Reitoria, no campus Darcy Ribeiro. O título é concedido a membros da comunidade que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à Universidade.

Antônio Mendes de Carvalho ingressou, via concurso público, no rol de funcionários da UnB em 1983, como motorista. Ao longo da trajetória profissional, destacou-se como piloto de embarcações e colaborador de diversas pesquisas. Participou de expedições científicas, em que foi responsável pela identificação e coleta de amostras de plantas. Uma delas foi a XXXIII Operação Antártica, em 2014, a bordo do navio oceanográfico Almirante Maximiano. Apelidada de Tio Max, a embarcação percorreu, em 27 dias, 3.648 milhas náuticas na costa do continente Antártico.

>> Confira dossiê sobre pesquisa na Antártica, na edição n°19 da revista de jornalismo científico Darcy

Seu trabalho, inclusive, abriu portas para novos campos de atuação de colegas: ele organizou, junto à Marinha do Brasil, curso de formação para pilotagem de embarcações de órgãos públicos. O que oportunizou a participação de outros servidores da UnB em projetos de pesquisa e atividades didáticas que necessitam de deslocamento aquático.

No Instituto de Geociências (IG), participou de vários projetos de pesquisa atuando como piloto, motorista e assistente de campo. Colaborou até mesmo na instalação de infraestrutura de várias estações sismográficas relacionadas a projetos de pesquisas desenvolvidos por professores do Observatório Sismológico (SIS/IG).

Nos 40 anos de serviços públicos prestados à instituição de ensino, Antônio Mendes de Carvalho impactou positivamente a vida de estudantes, docentes e outros servidores. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

EMOÇÃO E RECONHECIMENTO – “Tem muita história. Conheço nosso querido Mendes desde 1985, são quase quarenta anos de convivência. Tive a oportunidade de aprender muito com ele: nomes de plantas, frutos do cerrado, peça de carro quebrada, como resolver o problema de um carro, aliás esse negócio de resolver problema é com o Mendes, um servidor exemplar”, destacou o vice-diretor do IG, professor José Eloi Guimarães Campos. “Essa homenagem é justíssima”, frisou.

“Tenho muito orgulho de ter contribuído para a formação de vários alunos que hoje são notáveis professores, levando essa instituição a um nível de excelência no ensino”, destacou o homenageado. “O sentimento é de gratidão pela oportunidade, pelos projetos de que participei, pelo convívio e interação com tantas pessoas maravilhosas com quem trabalhei e trabalho até hoje. Vocês me ensinaram a ser uma pessoa melhor”, disse Antônio Mendes de Carvalho.

>> Proposta pelo IG, homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), em 2022

“Ele era um parceiro com quem a gente podia contar todas as horas”, afirmou a reitora Márcia Abrahão ao recordar vários episódios. "Fico feliz por ter sido aluna, ser professora do Instituto de Geociências e estar aqui hoje em nome da Universidade de Brasília te outorgando esse título”, emocionou-se. “A gente fica muito feliz de ver o reconhecimento de um servidor público do nível do nosso querido Mendes, isso mostra como temos servidores dedicados e comprometidos com a instituição, com o país e com o povo que mais precisa."

Assista aqui íntegra da solenidade, transmitida pela UnBTV: