IMPACTO SOCIAL

Iniciativa reconhece ações de universidades e organizações da sociedade civil em programas de educação para implementar Agenda 2030, proposta pela ONU

A entrega do Selo ODS Educação ocorre em parceria com o Selo Social do Distrito Federal. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

O Programa Estratégico UnB 2030, o Instituto Selo Social e o GT Agenda 2030 certificaram nesta quinta-feira (9), no Centro Cultural da Associação de Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), 17 instituições de ensino do Brasil que concluíram as etapas do Selo ODS Educação e aliaram seus programas à Agenda 2030. Esta foi a primeira edição da outorga do selo e, durante o processo, foram identificados 241 impactos sociais por meio das 126 iniciativas desenvolvidas por unidades de ensino públicas ou privadas.

Reconhecida na ocasião com o Selo Social Distrito Federal, a Companhia de Dança Rodrigo Cruz abriu a cerimônia com o espetáculo de dança e teatro Teus Sinais, que retrata a chegada da primavera. O grupo registra em seu currículo prêmios em festivais, duas certificações junto ao Selo Social no ciclo de 2018 e 2021, além de participar na cena cultural e social de Brasília. O Selo Social é também uma certificação concedida às organizações dos três setores da sociedade que contribuam com os ODS e cujas ações tenham impacto positivo na sociedade.

A Companhia de Dança Rodrigo Cruz está na estrada há 11 anos e recebeu o Selo Social. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A UnB esteve à frente da implementação do Selo ODS Educação por meio do Programa Estratégico UnB 2030, coordenado pelo professor do Instituto de Relações Internacionais Thiago Gehre. “Foi uma trajetória que não foi simples, tampouco pequena, do ponto de vista de tudo que a gente realizou. Nós tivemos pelo menos um ano e meio de formulação metodológica para ter a certificação em reconhecimento a essas instituições”, relata Thiago.

O professor conta que a iniciativa teve forte participação de pesquisadores e estudantes de graduação, além de coletivos da Universidade de Brasília, como o Roda das Minas. “Quem toca o programa são os estudantes. O protagonismo do jovem estudante faz parte da filosofia do programa”, afirma. “É assim que a gente forma um estudante. O aluno que passa por esse programa, sai formado para realizar grandes ações. Então, entendo que é uma trajetória de construção coletiva.”

O projeto do selo ODS Educação foi submetido e aprovado em um edital aberto pelo GT Agenda 2030, que trabalha pela implementação de ações que ajudem a sociedade civil no Brasil a atingir as metas globais desta Agenda. O GT teve apoio financeiro da União Europeia.

Professor do Instituto de Relações Internacionais, Thiago Gehre está à frente do Programa UnB 2023, responsável pela certificação do Selo ODS Educação. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Rodrigo Ramiro é doutorando em Relações Internacionais na UnB e faz parte do conselho que avaliou as iniciativas homenageadas. Dentre os critérios utilizados, ele destaca os impactos sociais e sobre a sustentabilidade, o número de pessoas envolvidas e a transversalidade do projeto. “Esta foi a primeira leva de certificação, e a ideia é que seja feita de seis em seis meses, ou anualmente”, sinaliza.

Segundo ele, a partir do selo, a intenção é que se construa um coletivo de instituições alinhadas na defesa da educação de qualidade no país. “Importante também que esse grupo certificado se torne uma rede que consiga trabalhar por si mesmo e em outros formatos. O reconhecimento não é apenas pontual, há esse interesse que os grupos continuem trabalhando juntos e se conheçam”, afirma o doutorando.

OBJETIVOS — A Organização das Nações Unidas (ONU) propôs, em 2015, uma série de compromissos com o desenvolvimento sustentável para os países membros nos próximos 15 anos: a Agenda 2030. Nela, foram traçados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cujo intuito é assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade, alcançar a igualdade de gênero, agir contra as mudanças climáticas, além de atuar em outras demandas.

O ODS 4 tem por objetivo garantir a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A primeira resolução prevista tem como foco a conclusão do ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, para todas as meninas e meninos, com resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

HOMENAGEADAS – Dezessete instituições públicas e privadas de todo o Brasil foram reconhecidas nesta primeira edição de entrega do selo. Confira abaixo a lista de organizações que foram certificadas:

Privadas:
EcoHabitare Consultoria e Projetos Educacionais
Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
União Maringaense de Ensino (UniFCV)
Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Sociedade Civil:
Éden - Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano

Públicas:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR)
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.