PLANEJAMENTO

Estudantes, professores, técnicos e público externo podem sugerir melhorias na UnB para os próximos anos. Ideias devem ser encaminhadas até dia 31

Comunidade poderá opinar sobre os seis eixos temáticos do PDI em consulta on-line. Prazo foi prorrogado até o fim do mês de dezembro. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

As comunidades acadêmica e externa à Universidade de Brasília podem contribuir na construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Está aberta, até o dia 31 de dezembro, a consulta pública para a avaliação do documento. Esta é uma oportunidade para envio de propostas que apontem melhorias nas áreas acadêmica e administrativa da Universidade para o próximo quinquênio (2018-2022).

Para participar, basta acessar a página www.planejamentodpo.unb.br e clicar em Consulta Pública. O link redireciona para uma plataforma onde os usuários devem se cadastrar. Em seguida, os participantes poderão conhecer as seis temáticas contempladas no PDI e escolher uma ou mais delas para opinar. Os assuntos envolvem as áreas de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação, Gestão Institucional, Gestão de Pessoas e Infraestrutura.

A ferramenta funciona como uma rede social, na qual os participantes poderão enviar suas propostas e interagir com as demais, por de meio comentários, curtidas e compartilhamento de postagens. Haverá análise prévia das opiniões para publicação. As ideias mais curtidas pelos usuários serão visualizadas em um ranking. Na página, também estarão disponíveis informações sobre o plano, além do documento para baixar completo ou por partes, de acordo com cada um dos temas.

A reitora Márcia Abrahão destaca a importância do PDI diante da atual situação orçamentária e financeira da Universidade. "É fundamental que a UnB passe a ter um planejamento consistente e factível, principalmente neste momento de expressiva redução orçamentária."

Ela também lembra que, pela primeira vez, o documento está sendo construído com ampla participação da comunidade e incentiva o envolvimento de todos nesta etapa. "Professores, técnicos e estudantes de todos os setores puderam dar suas contribuições em workshops e poderão continuar a fazê-lo durante a consulta pública", ressalta.

As sugestões recebidas serão consolidadas, avaliadas quanto à viabilidade para execução e integradas ao PDI. “Vamos levar essas propostas para as unidades responsáveis a partir de 2018, para que elas desenvolvam ações para atender as demandas identificadas”, destaca a coordenadora de monitoramento da Diretoria de Planejamento do DPO, Rayanne Souza.

SOBRE – Em fase final de elaboração, o PDI é um instrumento de gestão que norteia os objetivos e princípios da Universidade no que diz respeito a filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas em cinco anos. A consulta pública é a penúltima etapa desse processo, que será finalizado com a aprovação do documento pelo Conselho de Administração (CAD). O novo plano terá vigência de 2018 a 2022.

Além da participação da comunidade na construção, o documento apresenta uma novidade. "Diferentemente do atual, o PDI 2018-2022 traz metas e indicadores para cada ano de vigência, o que é essencial para a avaliação das ações propostas e ajustes de melhoria, já a partir do ano que vem", detalha a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

>> Participe da consulta pública sobre o PDI

*matéria alterada em 13/12 para informar prorrogação do prazo de participação na consulta