MODERNIZAÇÃO

A migração dos e-mails institucionais trará uma série de benefícios, como o acesso gratuito a 30 diferentes aplicativos

 

Desde 2019, a UnB está em processo de liberação de acesso do Office 365 à comunidade universitária. Em breve, será a vez dos técnicos administrativos. Imagem: Camila Diniz/ Secom UnB

 

Plataforma de serviços em nuvem, o Office 365 deve estar, em breve, disponível também para servidores técnico-administrativos e servidores aposentados. A migração acontecerá para todos os e-mails pessoais no domínio @unb.br. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada com a Microsoft Brasil e não implicou ônus financeiro para a UnB. Outras universidades brasileiras também aderiram ao Office 365.

 

Além de armazenamento em nuvem, a plataforma oferece diversos aplicativos que podem auxiliar as tarefas cotidianas. A partir da migração, os usuários passarão a acessar suas contas de e-mail pelo Office.com, em lugar do endereço webmail.unb.br. Ao fazer o login, o usuário acessa uma tela que apresenta aplicativos que ajudam a gerenciar o correio eletrônico, construir tabelas, editar textos, organizar tarefas, participar de videoconferências, entre outras atividades. 

 

Só no aplicativo One Drive, que permite armazenamento na nuvem e compartilhamento de arquivos, o usuário terá 1 Terabyte (TB) de espaço. Já o e-mail passa a contar com 50 Gigabytes (GB), em lugar dos 2GB atualmente oferecidos pela Universidade.

 

Quase 30 aplicativos passarão a estar ao alcance dos novos usuários, a partir da migração das contas. Vale ressaltar que, neste momento, a migração será apenas para pessoas cujo e-mail seja @unb.br. Contas de unidades acadêmicas serão contempladas futuramente.

 

>> Office 365 gratuito chega para facilitar a vida de quem faz atividade em modo remoto 

 

INTEGRAÇÃO Quando houver a migração do e-mail para a suíte do Office 365, a senha do e-mail institucional que continua com o domínio @unb.br permanecerá válida e servirá para acessar todas as facilidades oferecidas pela plataforma. Caso o usuário não se lembre da senha, poderá recuperá-la por meio do e-mail pessoal (alternativo) cadastrado no Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe).

 

"Isso ajuda a evitar, por exemplo, que a pessoa precise recorrer a métodos pouco seguros para lembrar as senhas de cada conta", explica Marcus Vinícius Jorge, coordenador do Suporte Especializado da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/UnB). O usuário passará a utilizar apenas duas senhas: uma para acesso à suite do Office 365 e outra que servirá para login no SIG, que recentemente unificou o acesso a ferramentas de gestão e informações acadêmicas da Universidade.   

 

Para alterar a senha, o usuário pode recorrer ao portal do SIG-UnB, pois não é possível realizar essa operação pelos recursos oferecidos pela Microsoft, uma vez que os dados vêm de uma conta institucional vinculada à Universidade. A alteração da senha pelo SIG também oferece uma vantagem: o usuário passará a ter uma única senha para acesso ao e-mail institucional, aos sistemas da Universidade e serviços como de Wi-Fi, Rede CAFe e Portal de Periódicos da Capes.

 

Com a mudança, a Universidade busca avançar em questões como congregação de serviços e de segurança de dados. "Quando as pessoas têm muitas credenciais, passam a usar senhas fracas, o que compromete a segurança", pondera Juvenal Barreto, diretor de Operações e Serviços da STI. 

 

Dúvidas e dificuldades de acesso ao sistema podem ser relatadas por meio do Serviços TIC e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Leia mais:

>> Confira o FAQ sobre o Office 365

>> Curso Intensivo sobre o Office 365 

>> Noções básicas do Office 365 – treinamento em vídeo

>> Conheça o Office 365

>> Tire dúvidas sobre acesso ao Office 365

>> UnB libera acesso ao Office 365 para docentes

>> UnB assina protocolo de intenções com a Microsoft

>> Comunidade terá acesso a nova plataforma on-line

>> Atualize seus dados no SIGEPE

>> Conheça o SIG-UnB

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave