A comunidade da Universidade de Brasília recebeu uma boa notícia nesta quarta-feira (10). A instituição subiu duas posições no QS World University Rankings, passando da 12ª para a décima melhor universidade do país, na comparação com o ano passado. O resultado também colocou a UnB como a quinta melhor universidade federal.
"Essa classificação é fruto da dedicação diária de nossos docentes, técnicos e estudantes, que fazem ensino, pesquisa e extensão de excelência, com inclusão e compromisso social", parabenizou a reitora Márcia Abrahão. "Nos últimos anos, fortalecemos as atividades-fim. Resultados como este demonstram que o investimento em educação e ciência traz retornos", destacou.
O QS World University Rankings é elaborado pela consultoria QS Quacquarelli Symonds, uma das principais organizações a medir a qualidade do ensino superior em todo o mundo, ao lado da Times Higher Education. Para o ranking, são avaliados indicadores como reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações e presença de estudantes e professores internacionais.
Para a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, o bom desempenho reflete esforço institucional de alocação de recursos. "Em três anos, o orçamento das unidades acadêmicas aumentou 38,1%, mesmo quando o orçamento discricionário da Universidade caiu 42,9%", frisou. Em 2016, institutos e faculdades receberam R$ 14,2 milhões; em 2019, o valor foi de R$ 19,5 milhões.
A instituição também direcionou recursos para a compra de computadores para aulas na graduação e para editais de apoio à comunidade acadêmica, a exemplo do que auxilia a publicação de artigos e a participação de pesquisadores e estudantes em eventos e congressos científicos internacionais. "A iniciação científica, por exemplo, saiu fortalecida, com aumento de 15% na quantidade de bolsas pagas com recursos próprios. Também conseguimos 352 bolsas junto à FAP-DF [Fundação de Apoio à Pesquisa do DF]", exemplificou a reitora.
Leia mais:
>> UnB é nona melhor do país em ranking da Folha
>> UnB avança em ranking das melhores da América Latina
>> UnB sobe posições em ranking que mede desempenho de universidades na internet
>> UnB é contemplada com recursos para construção de edifício de alta eficiência
>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação
>> Pesquisa da UnB mapeia manifestações neurológicas associadas ao Sars-CoV2
>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da Covid-19
>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão