COMUNIDADE ACADÊMICA

Guardiões da Saúde vai coletar dados sobre infecção por Covid-19 na UnB e no Distrito Federal

Estudantes da graduação poderão receber quatro créditos por prestar informações sobre sintomas de Covid-19. Foto: Isa Lima/Secom UnB

 

Já imaginou receber créditos por usar frequentemente um aplicativo e ainda ajudar no monitoramento da Covid-19 no Distrito Federal? Esta é a proposta do Guardiões da Saúde. A ideia é informar diariamente a presença ou ausência de sintomas relativos à doença causada pelo novo coronavírus. Desta forma, será possível monitorar quantas pessoas podem estar infectadas.

 

Os dados coletados pelo aplicativo serão monitorados por meio de um painel da Sala de Situação da UnB. “Este painel vai ser público e vai trazer os dados agregados disponíveis para toda a população. A ideia é que essa mobilização interna da comunidade acadêmica sirva não só para saber como está a circulação do vírus na UnB, mas também em todo o Distrito Federal, nas localidades onde essas pessoas moram”, explica Jonas Brant, professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) e membro do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 (Coes). 

Aplicativo coleta informações sobre estado de saúde e monitora em Painel da Sala de Situação. Foto: Reprodução.
Aplicativo coleta informações sobre estado de saúde e alimenta painel da Sala de Situação. Imagem: Reprodução

 

“É uma forma de a UnB colaborar com a vigilância epidemiológica do DF. Assim, a repercussão das informações analisadas geradas pelo app não está restrita aos estudantes de graduação. São 40 mil pessoas espalhadas pelo DF todo a quem queremos chegar a acompanhar”, completa José Iturri, coordenador do projeto e professor de Saúde Coletiva da Faculdade de Ceilândia (FCE/UnB). 

 

ENGAJAMENTO — Uma das dificuldades em conseguir os dados para a pesquisa é manter o público engajado no preenchimento das informações, que deve ser diário.

 

Por isso, uma forma de estimular a participação é a concessão de quatro créditos para os estudantes da graduação que usarem o aplicativo. Para conseguir os créditos, basta aos graduandos informar o número de matrícula no ato do cadastro no app.

 

A frequência de uso do aplicativo durante um período de 112 dias (o equivalente a um semestre padrão da UnB) gerará um percentual de participação, que será considerado para a aprovação e a menção.

 

Assim, o estudante deverá informar o aparecimento ou não de sintomas por 112 dias para ser aprovado na disciplina com menção SS. O percentual mínimo de participação para aprovação será de 75%. Abaixo desse percentual o estudante terá menção SR.

 

MATRÍCULA — Com o semestre letivo suspenso, a matrícula na disciplina não será feita pelo estudante. Passado o prazo mínimo de 112 dias desde a instalação do app, será gerado, para cada número de matrícula UnB, um relatório com o percentual de participação registrado pelo Guardiões da Saúde. Este relatório será enviado ao DEG que solicitará à Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) que realize a matrícula na disciplina e efetive a apropriação dos créditos e registre a menção.

 

A utilização do aplicativo Guardiões da Saúde e a criação da disciplina foram desenvolvidas pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 da UnB (Coes). Mais orientações de uso podem ser conferidas na conta do app no Instagram: @guardioesdasaudeunb. 

 

Leia mais:

>> Universidade homenageia novos mestres do corpo técnico 

>> Webinário destaca transformações da universidade em tempos de pandemia

>> Projeto da FAU disponibiliza atividades lúdicas para jovens durante o isolamento social

>> UnB cria comitê de planejamento de ações para fase de recuperação da doença

>> Estudantes apresentam soluções inovadoras contra impactos da Covid-19

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> Artigo revela perfil do brasileiro que descumpre isolamento social durante pandemia de Covid-19

>> Organizar o tráfego de pedestre pode reduzir o risco de contaminação durante a pandemia

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da Covid-19

>> Pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados pode mudar cenário da Covid-19

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.