EXCELÊNCIA

Em cerimônia de diplomação, 61 servidores receberam a outorga de título. Eles são ex-estudantes dos mestrados profissionais criados para fomento à capacitação

Rodrigo Siqueira Garcez trabalha no Decanato de Administração e concluiu o mestrado em Economia. Foto: Arquivo pessoal.

Eles ingressaram na carreira de técnico do magistério superior e, agora, tornaram-se também pesquisadores formados pela Universidade de Brasília. Em cerimônia de diplomação on-line na última quinta-feira (4), 61 servidores técnicos da instituição receberam a outorga do título de mestre. Eles são ex-alunos dos três mestrados profissionais criados para fomento da capacitação dos colaboradores, nas áreas de Economia, Educação e Gestão Pública.

O representante da turma de Economia, Arilson Fausto de Morais, mencionou a superação durante o curso e o orgulho de fazer parte da UnB. "A caminhada foi difícil, mas, mesmo sendo clichê, preciso dizer que valeu a pena". Síntia Pinheiro Tavares, que falou em nome da turma do mestrado em Educação, agradeceu a parceria com os professores. "Os docentes sempre nos incentivaram a trazer nossas experiências para debate. Isso foi fundamental para que conseguíssemos bons resultados, unindo a teoria à prática", disse. "A Universidade tem muito a ganhar ao se apropriar do produto de nossos estudos", comentou.

Os trabalhos finais ficarão reunidos no banco de teses e dissertações da Biblioteca Central, organizados em uma coleção específica (que facilita o acesso do público). O Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) também vai organizar uma publicação para dar visibilidade ao material. "O potencial humano é o que nos move. É uma honra muito grande poder assistir a este momento", frisou o decano do DGP, Carlos Mota.

A reitora Márcia Abrahão se disse orgulhosa dos concluintes e fez especial homenagem às duas técnicas do Gabinete da Reitora que receberam o título na ocasião. "Vocês, novos mestres, representam a UnB duplamente a partir de agora, como servidores do quadro e como ex-estudantes. Espero que sigam se aperfeiçoando. De nossa parte, vamos trabalhar para a implementação do doutorado profissional", ressaltou a gestora. Nos últimos três anos, as vagas em mestrados profissionais voltados para técnicos triplicaram.

VAGAS – A técnica Vera Lúcia de Souza, que falou em nome da turma de Gestão Pública, falou sobre a importância da criação das vagas para a categoria. "Muitos de nós terminamos os estudos há tempos. Nos dedicamos ao trabalho e à família e parecia injusto estarmos em uma seleção junto a candidatos que se dedicam diariamente aos estudos. A criação dessas vagas foi muito importante para nós", comentou ela. Vera está na Universidade há 20 anos: primeiro, atuou como prestadora de serviço e, em 2008, ingressou na carreira de técnico em Educação.

Os gestores das unidades acadêmicas que sediam os cursos também fizeram homenagens aos novos mestres. O diretor da Faculdade UnB Planaltina (FUP), Marcelo Bizerril, lembrou que o programa de Gestão Pública é jovem, mas "de grande relevância para Brasília e para a formação de quadros técnicos de qualidade". Para o diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE/UnB), Eduardo Tadeu Vieira, as dissertações têm grande potencial para serem incorporadas ao trabalho cotidiano.

"Sabemos que vocês lutaram muito para estarem na carreira e não se acomodaram, seguiram em busca da formação continuada. Meus parabéns por isso", disse a diretora da Faculdade de Educação (FE/UnB), Liliane Campos Machado. "Desejo que vocês continuem acreditando no propósito da educação pública, de qualidade, lutando pela carreira e pelo serviço públicos".

>> Webinário destaca transformações da universidade em tempos de pandemia

>> Observatório PrEpidemia avalia situação do Distrito Federal em boletim técnico

>> Projeto da FAU disponibiliza atividades lúdicas para jovens durante o isolamento social

>> Centro UnB Cerrado ganha novas estruturas