INTERNACIONALIZAÇÃO

Em reunião com o embaixador Richard Prendergast, reitora da UnB discute intercâmbio entre estudantes, pesquisa conjunta e ampliação de cursos em inglês na UnB

A reitora Márcia Abrahão reuniu-se com o embaixador da Nova Zelândia, Richard Prendergast. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, se reuniu com o embaixador da Nova Zelândia, Richard Prendergast, no final da semana passada. O encontro teve como objetivo discutir maneiras em que os dois países podem fortalecer relações e parcerias na área da educação.

Historicamente, a UnB teve apenas um acordo de cooperação com instituições neozelandesas: Victoria University Wellington, entre 2008 e 2013. A reitora afirmou que há um grande interesse de a Universidade estreitar as relações com a Nova Zelândia, de forma a permitir o intercâmbio de estudantes, aulas com professores neozelandeses, palestras do embaixador na UnB e parcerias entre associações de universidades.

Uma das propostas discutidas é a UnB poder ofertar cada vez mais cursos em língua inglesa. O secretário de Assuntos Internacionais da Universidade, Virgílio Pereira de Almeida, disse que até o final da gestão planeja estar com um corpo de funcionários capacitados para ministrar cursos específicos no idioma.

Além disso, Virgílio comentou sobre o interesse em fomentar o intercâmbio de estudantes entre os países. “Muitos dos nossos estudantes possuem um grande interesse em cursar parte da graduação na Austrália, que é um país com o qual já temos parcerias do tipo. Portanto, tenho certeza de que se oferecermos essa opção os estudantes ficariam muito empolgados de poderem estudar na Nova Zelândia”, disse. “E isso seria apenas o começo de algo maior. Temos muito interesse em trabalhar junto à Nova Zelândia também na área de pesquisa.”

O embaixador mostrou entusiasmo com a ideia. “Essa é uma ótima iniciativa. Nossa parceria é promissora em muito tempo e nós estamos dispostos e interessados em ampliá-la.” Quanto à parceria na pesquisa, Richard Prendergast afirmou que, por ambos os países terem a agricultura como fator importante da economia, esse poderia ser um tópico interessante de pesquisa conjunta.