SOLENIDADE

Neuma Brilhante segue no cargo de diretora e Maria Cecília de Almeida é agora vice. Em cerimônia, docentes ressaltaram protagonismo feminino, lembraram ataques às Ciências Humanas e conquistas do Instituto

As professoras Maria Cecília de Almeida (esq.) e Neuma Brilhante (dir.) ficarão à frente do ICH pelos próximos quatro anos. Gestoras foram empossadas pela reitora Márcia Abrahão (centro). Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A professora do Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília (ICH/UnB) Neuma Brilhante foi reconduzida ao cargo de diretora da unidade por mais quatro anos (2023–2026), em cerimônia realizada nesta segunda-feira (30), no Auditório da Reitoria. No novo mandato, a professora Maria Cecília de Almeida assume como vice-diretora, substituindo Herivelto Pereira de Souza.

"É com muita felicidade que eu estou aqui, porque, afinal de contas, eu acho que mais quatro anos [de mandato] é um desafio”, começou a diretora do ICH. “Mas é um momento também de celebração, pelo fato do Instituto de Ciências Humanas ter me dado mais esse voto de confiança e me colocado aí com uma grande coordenadora. Eu brinco que nós somos síndicas desse nosso condomínio, que é o Instituto de Ciências Humanas”, brincou Neuma, referindo-se à professora Maria Cecília.

Neuma Brilhante agradeceu aos alunos, servidores e aos colegas professores e coordenadores de graduação e pós-graduação pelo apoio durante o mandato anterior, de 2019 a 2022. “Agradeço especialmente o Herivelto, que esteve comigo nesses quatro anos e que pacientemente me ouvia quando eu chegava com as questões, e sempre que precisou, esteve ali compartilhando comigo e dando apoio”, ressaltou a diretora.

“Foram quatro anos de ameaças e questionamentos constantes à legitimidade do nosso conhecimento e, dentre todas as áreas da nossa Universidade, nós das Ciências Humanas fomos apontados como os mais inúteis e desqualificados, seja nos nossos cursos de Filosofia, de História, seja, por exemplo, no Serviço Social, em que se batalha constantemente para apresentar o trabalho deles como uma profissão que não pode ser substituída por voluntarismo ou coisas parecidas.”

Maria Cecília de Almeida (esq.) é professora de Ética e Filosofia Política e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Neuma Brilhante (dir.) é professora efetiva do Departamento de História desde 2010. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

“Vimos muito desaforo nesses últimos anos, e a gente espera que nesse novo quadriênio a gente esteja indo numa direção de políticas nacionais mais favoráveis”, completou a professora.

A vice-diretora empossada, Maria Cecília de Almeida, reforçou a importância da cerimônia para o ICH: “Este não é só mais um dia comum, mais uma pequena cerimônia perdida no torvelinho de tantos outros procedimentos cotidianos. Hoje é um dia em que duas mulheres assumem o Instituto de Ciências Humanas, um dos mais importantes institutos da UnB".

Maria Cecília ressaltou a importância do instituto em números: este soma “mais de 2.700 estudantes na graduação, quatro departamentos com cinco programas de pós-graduação acadêmica, e mais dois programas profissionais que totalizam mais de 590 estudantes”. Atualmente, fazem parte do corpo docente do ICH 130 professores, que possuem em conjunto mais de 147 artigos científicos, 52 livros e coletâneas, 118 trabalhos publicados em anais e 284 apresentações de trabalhos científicos.

“Na graduação, 100% dos nossos cursos foram avaliados com notas 4 e 5. Na pós, igualmente, 100% dos nossos programas acadêmicos receberam recentemente, na avaliação quadrienal da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], notas entre 5 e 6. Isso demonstra a nossa busca inquebrantável pela excelência”, afirmou a nova vice-diretora.

A reitora Márcia Abrahão saudou a nova direção e celebrou: “É um prazer dar posse a uma gestão de mulheres”. “Desde a nossa primeira gestão, temos tido a maioria de mulheres, principalmente em cargos que jamais tivemos na Universidade, porque se nós defendemos isso, nós temos que fazer diferente”, afirmou a reitora.

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.