ENSINO

Em parceria com outras instituições de ensino, UnB oferece mestrados profissionais para aperfeiçoamento técnico em diversas áreas do conhecimento

 

Mestrado profissional em Ensino de Educação Física é iniciativa pioneira no Brasil e um dos cursos em rede mais recentes com participação da UnB. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Articular instituições em torno de diferentes áreas do conhecimento é um caminho para ampliar o potencial de formação acadêmica e prática de profissionais que estão no mercado de trabalho, além de propiciar o intercâmbio de pesquisas e produções acadêmicas a partir de temáticas da atualidade. Atenta a isso, a UnB tem colaborado para aproximar universidades com a oferta de mestrados profissionais em rede.

 

A decana de Pós-Graduação, Helena Shimizu, destaca o intercâmbio de saberes que a modalidade proporciona. “É algo positivo, principalmente pela de troca de expertises. A rede permite essa troca em termos de especificidade e de profundidade de conhecimento”, defende. A incorporação de novos programas de pós-graduação comprova que a Universidade tem ampliado essa atuação. Dois exemplos são os mestrados profissionais em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) e em Educação Física (Proef), ambos em rede nacional.

 

A Faculdade de Planaltina (FUP) abrirá a turma inaugural do ProfÁgua no segundo semestre deste ano. O curso está com inscrições abertas até quinta-feira (14). Esta é a primeira vez que uma instituição do Centro-Oeste oferece mestrado profissional na área. A coordenação-geral do programa é da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

 

Das 272 vagas disponíveis no país, 20 foram destinadas à UnB. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem encaminhar a documentação solicitada em edital e preencher formulário disponível na página do programa. Os documentos também deverão ser enviados ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A seleção inclui provas teórica e de títulos, além de avaliação da proposta de projeto de pesquisa.

 

Oferecido em associação com outras 13 instituições, o curso busca aliar prática e experiência acadêmica na habilitação de pesquisadores e profissionais que trabalham no setor. O objetivo é formar indivíduos competentes para lidar, de forma integrada e eficaz, com problemas relacionados à gestão das águas no país, em suas diferentes dimensões.

Coordenador geral do ProfÁgua, Jefferson Oliveira, em visita ao polo da FUP. Ao lado, decana do DPG, Helena Shimizu, e coordenadoras locais do curso, Lucijane Monteiro e Maria Cristina de Oliveira. Foto: Arquivo pessoal

 

Para a coordenadora do polo da FUP, professora Lucijane Abreu, o espaço também será importante para a discussão de questões como a crise hídrica, que tem afetado recentemente o Distrito Federal e todo o Brasil. “Teremos a oportunidade de executar pesquisas e desenvolver esses temas junto com outras universidades e atender à grande demanda de profissionais do Centro-Oeste por capacitação na área”, ressalta a docente.

 

A implantação atende demanda da Agência Nacional de Águas (ANA) à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o intuito de suprir as lacunas de formação no setor. O Institute for Water Education (IHE), ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), também coopera com a iniciativa, por meio da promoção de intercâmbios para o desenvolvimento de atividades ligadas ao mestrado.

 

Apesar da modalidade presencial, o curso também dispõe de ambientes virtuais de aprendizagem para o desenvolvimento de parte das atividades. As aulas terão início no dia 13 de agosto e ocorrerão no campus Darcy Ribeiro e na sede da ANA. Há a possibilidade de cursar disciplinas nos demais polos, fora da FUP.

 

ATUAÇÃO NAS ESCOLAS – Inaugurado em abril deste ano, o mestrado profissional em Educação Física em rede nacional é outra oportunidade de formação prática que tem a UnB como participante, ao lado de diversas instituições. Pioneiro no país nesta área, o programa é constituído por 12 universidades de quatro regiões do país.

 

A atualização de professores de Educação Física que trabalham no ensino básico da rede pública, a partir de diferentes realidades educacionais, é objetivo do curso. Coordenadora do ponto focal da UnB, a professora Ingrid Wiggers destaca as contribuições do mestrado para o desenvolvimento de pesquisas que reflitam sobre esses contextos pedagógicos e possibilitem compatibilizar a didática às atuais necessidades escolares. “Essa é uma área emergente, com uma grande inserção na prática social, mas que está se mostrando de forma mais consistente no campo científico agora”, explica.

 

Também coordenada pela Unesp, a iniciativa proporciona ainda a troca de experiências na temática por instituições de diferentes regiões do país. “É oportunidade de se conectar a uma visão nacional de educação física escolar, não só no sentido de conhecer outras realidades, mas contribuir para melhorá-las”, acrescenta Wiggers.

 

Henrique Costa veio de Recife, Pernambuco, para cursar as aulas na UnB. O docente acredita que a integração de pessoas de diferentes localidades enriquece as discussões sobre os caminhos para aprimoramento das práticas pedagógicas. "Esse intercâmbio de conhecimento traz um confronto dos diferentes contextos escolares. É nessas diferenças que vemos quais são as possibilidades de atuação nas nossas escolas", opina.

 

OFERTA – Outra adesão recente da UnB é ao mestrado profissional em rede para o Ensino de Ciências Ambientais, voltado ao melhoramento de práticas pedagógicas e desenvolvimento de pesquisas em questões ambientais, com foco nas escolas. Edital de seleção está previsto para ser lançado ao final deste ano, para ingresso de turmas em 2019.

 

No total, a Universidade integra oito redes de mestrado atualmente, na qual estão envolvidas instituições de ensino superior de todo o país. A maior parte desses cursos são voltados à qualificação de docentes nas ciências básicas, o que é considerado pela decana Helena Shimizu, do DPG, como um dos maiores desafios do país na atualidade.

 

“O decanato tem feito um esforço no sentido de abrir mestrados profissionais em rede, sobretudo para propiciar a entrada de jovens docentes, pois os cursos profissionais têm a exigência de produção acadêmica e científica diferenciada do acadêmico, requerendo mais a experiência técnica na área de conhecimento”, justifica.

 

 

 

Confira mestrados profissionais em rede oferecidos pela instituição:

 

Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua)

Coordenação local: Faculdade de Planaltina (FUP)

Público-alvo: profissionais e pesquisadores que atuam na área de gestão e regulação de recursos hídricos

 

Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF)

Coordenação local: Faculdade de Educação Física (FEF)

Público-alvo: professores de Educação Física da rede pública que atuam na educação básica

 

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio)

Coordenação local: Instituto de Ciências Biológicas (IB)

Público-alvo: professores de Biologia da rede pública que atuam no ensino médio

 

Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes)

Coordenação local: Instituto de Artes (IdA)

Público-alvo: professores de Artes da rede pública que atuam na educação básica

 

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat)

Coordenação local: Departamento de Matemática (MAT)

Público-alvo: professores de Matemática da rede pública que atuam na educação básica

 

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)

Coordenação local: Instituto de Física (IF)

Público-alvo: professores de Física que atuam na educação básica

 

Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit)

Coordenação local: Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT)

Público-alvo: profissionais graduados que atuam em propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação tecnológica e instâncias afins e servidores e membros de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs)

 

Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (ProfCiamb)

Coordenação local: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)

Público-alvo: professores da rede pública em ensino básico e profissionais que atuam em espaços não-formais ou não-escolares, como museus e centros de ciência

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