ÓRGÃOS COLEGIADOS

Resolução normatiza também a dispensa de componente curricular na graduação

Cepe aprovou mudanças em normas para aproveitamento de disciplina. Decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira destacou que os novos procedimentos devem ser implementados já no próximo semestre. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Em reunião na última quinta-feira (16), no Auditório da Reitoria, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou resolução que atualiza a regulamentação do aproveitamento de estudos e a dispensa de componentes curriculares de cursos de graduação da Universidade de Brasília.

O texto anterior é de 2002. “A gente tornou o processo bem mais simples, mais transparente e mais fácil de executar”, afirmou o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira. Agora, a Câmara de Ensino de Graduação vai determinar, por instrução normativa, os detalhes dos procedimentos. A expectativa é de que os novos procedimentos já estejam em execução no próximo semestre letivo.

“Além de atualizar as regras para aproveitamento de estudo, essa resolução normatiza a prática da dispensa de componente, que é diferente do aproveitamento”, explicou o decano Diêgo Madureira. A dispensa é possível quando o estudante comprove ter determinados conhecimentos – por meio de projetos, cursos de pós-graduação, provas de proficiência e experiência profissional, por exemplo.

Um ponto de debate foi a proibição de haver o aproveitamento de estudos de componentes curriculares de outras instituições de ensino superior cursados concomitantemente ao período de vínculo ativo com a UnB, sem que tenha havido trancamento formal de matrícula ou desligamento. “Essa discussão é antiga e é um mecanismo para salvaguardar a qualidade do ensino da UnB”, avaliou o vice-reitor Enrique Huelva, presidente do Cepe.