ENGENHARIA MECÂNICA

Organizado por grupo de pesquisa da UnB, evento contou com a participação de professores renomados de várias instituições do Brasil e da Dinamarca

Sediada na FT, a EDin 2024 contou com a organização do Comitê de Dinâmica, em parceria com os Comitês de Fenômenos Não Lineares e Caóticos e de Incertezas e Modelagem Estocástica, todos da ABCM. Foto: Yanne Troccoli

A Universidade de Brasília foi palco da primeira Escola em Dinâmica (EDin 2024), um evento promovido pela Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM) e organizado pelo Grupo de Dinâmica de Sistemas (GDS) da Faculdade de Tecnologia (FT). O encontro foi realizado entre 22 e 26 de julho no auditório Roberto Salmeron, na FT, campus Darcy Ribeiro.

A EDin 2024 surgiu como uma iniciativa pioneira, com o objetivo de transformar a educação em dinâmica, promovendo integração entre estudantes, pesquisadores e professores de diversas universidades. Durante o evento, foram oferecidos módulos sobre temas variados, como dinâmica clássica, mecânica analítica, vibrações de sistemas mecânicos, dinâmica não linear e caos, e dinâmica estocástica.

Aline de Paula, professora do Departamento de Engenharia Mecânica, destacou a importância do evento: "Essa semana, concretizamos a primeira escola de dinâmica. É uma grande felicidade realizar a escola e reunir alunos de graduação e pós-graduação de várias regiões do país. Foi uma troca rica entre alunos e professores excepcionais."

Com foco em formar profissionais qualificados e reforçar os conceitos fundamentais da engenharia mecânica, a EDin 2024 foi dividida em cinco módulos conduzidos por professores renomados de diversas instituições, incluindo Ilmar Santos, da Technical University of Denmark (DTU), Celso Pesce (USP), Fabrício Almeida (Unesp), Marcelo Savi (Coppe/UFRJ) e Roberta Lima (PUC-Rio).

Estudantes, professores e pesquisadores participaram da EDin 2024, lotando o auditório da FT ao longo de cinco dias. Foto: Yanne Troccoli

O evento recebeu apoio de importantes instituições, como a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A Universidade de Brasília, especialmente a Faculdade de Tecnologia, ofereceu suporte institucional, reforçando seu compromisso com a excelência na educação e pesquisa.

Adriano Fabro, professor adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB, ressaltou a importância da EDin 2024: "Ficamos surpresos com a quantidade e qualidade da participação dos alunos. É gratificante ver que temos futuras gerações de profissionais interessados na área. Participaram mais de cem alunos, não só da UnB, mas de diversas regiões do país."

A EDin 2024 marcou um passo significativo para a comunidade de engenharia mecânica no Brasil, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo. A próxima edição da escola será em agosto de 2025, na Faculdade de Engenharia - Campus de Ilha Solteira, em São Paulo (Unesp). A expectativa é que este evento se torne uma referência anual, contribuindo para o avanço da ciência e tecnologia no país.

Mais informações nos perfis do Instagram @gds.unb e @edin2024.abcm e no site gds.unb.br.