HOMENAGEM

Professor da Faculdade de Tecnologia foi homenageado pela vasta contribuição à UnB e à ciência

A comitiva do outorgado foi composta por amigos do Departamento de Engenharia Mecânica. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Na quarta-feira (6), o docente da Faculdade de Tecnologia (FT) Sadek Alfaro foi agraciado com o título de Professor Emérito da UnB, em cerimônia realizada no Auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. A outorga foi aprovada em março deste ano pelo Conselho Universitário (Consuni).

 

A honraria reconhece a trajetória de mais de 40 anos de dedicação à educação, à pesquisa e ao desenvolvimento acadêmico da UnB, especialmente no Departamento de Engenharia Mecânica e na Faculdade de Tecnologia (FT).

 

Em discurso emocionado, Sadek agradeceu a todos que o acompanharam ao longo da carreira e se disse feliz por contribuir com o sucesso de seus alunos. “A educação é uma tarefa difícil, mas ela tem suas alegrias. Receber o carinho e respeito deles e saber que de alguma maneira contribuímos me enche de orgulho e de felicidade", disse.

 

Durante a cerimônia, a brilhante trajetória do homenageado também foi exaltada pelos colegas. “Destaco o papel visionário e enorme legado que ele nos deixou. Há 30 anos ele já estava aplicando inteligência artificial em processo de soldagem”, disse o diretor da Faculdade de Tecnologia, Edson Silva

Sadek Alfaro recebeu a honraria das mãos da reitora Márcia Abrahão e do diretor da Faculdade de Tecnologia, Edson Silva. Foto:Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A reitora Márcia Abrahão destacou a importância do docente, ressaltando que ele representa a excelência dos servidores da UnB. “Seu legado vai além do Departamento de Engenharia Mecânica, impactando toda a Universidade. Ele é um exemplo de professor, pesquisador e gestor”, afirmou.

 

Já o professor Francisco Cunha, orador da cerimônia, falou com emoção sobre o amigo, descrevendo-o como “um homem de fibra, dedicado à família e à profissão, que deixou um legado de profissionalismo, ética e humanidade”. Ele destacou, ainda, que “a trajetória acadêmica de Sadek é magistral e ele é um gigante, cuja contribuição será lembrada pelas futuras gerações”.

 

TRAJETÓRIA – Sadek Alfaro graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1979. Posteriormente, obteve o mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1983.

 

Em 1989, concluiu o doutorado em Welding Engineering, na Universidade de Cranfield, no Reino Unido. Ao longo da carreira, desenvolveu estudos de pós-doutorado na mesma instituição em 1990 e 2014, consolidando-se como um especialista de renome internacional.

 

Iniciou a carreira como professor na Universidade de Brasília em 1983 e, em 2003, conquistou o cargo de professor titular no Departamento de Engenharia Mecânica da FT. Ao longo de carreira, orientou dezenas de alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, deixando um legado de acadêmicos bem-sucedidos.

 

Além de suas atividades de ensino, foi ativo em projetos de pesquisa, com foco em áreas como soldagem, automação de processos e inteligência artificial. Ainda teve um papel fundamental na criação do Grupo de Automação e Controle em Processos de Fabricação (Graco), em 1993, e na fundação do Curso de Engenharia Mecatrônica da UnB, em 1997.

 

Atuou como sócio-fundador e diretor-presidente da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). A dedicação à academia, à pesquisa e ao ensino, além de seu impacto no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à indústria, justificam a honraria.

 

Veja a cerimônia de outorga de título de Professor Emérito a Sadek Crisostomo Absi Alfaro, transmitida pela UnBTV:

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.