VISITE!

Exposição fomentada por edital do Decanato de Extensão é composta por 89 peças físicas, 51 digitais e duas obras audiovisuais

Com mais de cem peças expostas, mostra está aberta para visitação gratuita até 10 de agosto. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Para preservar a memória e divulgar o rap do Distrito Federal (DF), a exposição PESO – Histórias do Rap do DF está aberta para visitação até o dia 10 de agosto, na Casa da Cultura da América Latina (CAL/DEX/UnB), localizada no Setor Comercial Sul, Asa Sul. A mostra é desdobramento de pesquisa lançada em março de 2023, que investiga a trajetória do rap brasiliense com a apresentação da perspectiva de 38 entrevistados sobre marcos históricos, obras, eventos e debates.

A exposição tem o apoio do edital da Rede de Casas Universitárias de Cultura Rede CUC 2024, promovido pela Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DEX); da Secretaria de Comunicação da UnB (Secom/UnB); e do programa Jovem de Expressão, iniciativa para garantia dos direitos da juventude instalada na região administrativa de Ceilândia, DF. A curadoria é de Thiago Flores (produtor cultural na Secom e responsável pela pesquisa) e do artista Mario Jardim.

“Além da ideologia e do caráter social continuarem centrais, o hip-hop se consolidou como um portal para comunicar ao mundo o que a quebrada vive. Isso vai das linguagens fundamentais: rap, break e graffiti. E se estende pela moda, cinema, literatura, design e na atuação das organizações sociais”, aponta Thiago Flores. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“Em quase 40 anos de história, o rap do DF, diferente do rock brasiliense, não conseguiu acumular, sistematizar e divulgar registros da própria trajetória. Trata-se de um movimento cultural consistente, profundo, que integra inúmeras comunidades, bandas, e tem relevância nacional, mas absolutamente desconhecido pela maioria das pessoas, especialmente do Plano Piloto”, ressalta Thiago.

O curador também destaca as principais motivações para o trabalho: “a primeira é o intuito de diminuir esse déficit de registros com a apresentação desse fenômeno à sociedade. A segunda é destacar o protagonismo e o pioneirismo de Brasília no rap e no movimento hip-hop brasileiro”.

De janeiro a fevereiro de 2024, a mostra também ocupou a Galeria Risofloras, em Ceilândia, território central para o movimento hip-hop do DF. Segundo Priscila Almeida, chefe da Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão, a exposição tem relevância por apresentar “o movimento político transformador da história do rap no DF, e tratar das expressões da cultura popular”.

RAP NO DF – A exposição apresenta o avanço do rap em Brasília durante três momentos na história. A primeira parte, entre 1980 e 1990, contém fotos e trechos de reportagens em jornais que indicam a difusão do gênero na cidade e no país, como documentos que apontam o rap do DF na lista de músicas mais pedidas por ouvintes de rádios de São Paulo. Em seguida, é possível acompanhar, ao longo da virada do milênio, diversas premiações conquistadas pelos artistas brasilienses no cenário nacional. Na terceira parte é apresentada a inserção das batalhas de rima no contexto do gênero no DF.

“Entender a trajetória do rap do Distrito Federal no Brasil é redescobrir a cultura do DF e o próprio DF. O rap conectou quebradas, territórios e pessoas espalhadas. E suas nuances físicas e simbólicas formaram uma identidade profunda, principalmente – mas não exclusivamente –, nas periferias do Distrito Federal. Existe uma conexão entre essa identidade e a juventude negra junto a periferia brasiliense, que é muito importante”, ressalta Thiago Flores.

Exposição PESO – Histórias do Rap do DF
Visitação gratuita, até 10 de agosto
De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Na Casa da Cultura da América Latina (CAL/UnB)
Setor Comercial Sul Quadra 4 Sala 103 - Asa Sul, Brasília, DF

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.