INTEGRAÇÃO

Embasada em pesquisa realizada no Japão, atividade ocorre na Casa Niemeyer

Participantes da atividade relatam bem-estar e relaxamento. Imagem: Reprodução/UnBTV

O projeto de extensão Ecoplanetário aplica atividades de imersão arbórea para reduzir sintomas de estresse. Também chamada de banho de floresta, a prática estimula a redução das frequências cardíaca e respiratória. Assim, o relaxamento é resultado dos benefícios do contato com a natureza.

A ação é baseada em projeto de pesquisa do Japão. O local escolhido pelo Ecoplanetário foi a Casa Niemeyer, projetada para ser o lar do arquiteto Oscar Niemeyer em meio à vegetação do Cerrado. Situada no Park Way, faz parte do patrimônio da UnB.

A meta é incluir a imersão arbórea no rol de alternativas naturais para tratar sofrimentos de saúde mental. A coordenadora do projeto e professora da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), Aldira Guimarães, conta que o objetivo é gerar evidências científicas, levantar dados e apresentá-los para gestores para tentar inserir a imersão arbórea nas práticas integrativas de cuidados do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, há medição de pressão arterial antes e depois da experiência. Estudantes participantes relatam relaxamento e bem-estar.

Confira matéria completa da UnBTV: